Empresa aciona plano de auxílio para evitar incêndio em depósito de podas

Transforma Energia faz o recolhimento de galhos sem custos à Prefeitura de Prudente; ação deve durar uma semana

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 08/11/2021
Horário 15:38
Foto: Transforma Energia
Previsão é que ação dure em torno de uma semana
Previsão é que ação dure em torno de uma semana

Sensibilizada com o cenário de perigo ao meio ambiente diante de incêndios no depósito de podas da Prefeitura de Presidente Prudente, a Transforma Energia - localizada em Caiabu - colocou em prática um plano de auxílio emergencial para a retirada do material acumulado e, assim, impedir eventos adversos de maior impacto. Devido ao grande volume, mais de 500 toneladas de resíduos, a ação deve durar cerca de uma semana.
Para o local, a empresa enviou um trator com pá carregadeira, duas caçambas e um caminhão. "Nós ficamos sensibilizados diante de um quadro de queima que se repete e pode atingir novamente áreas de preservação ambiental. Apesar de sermos uma empresa privada, temos o compromisso de auxiliar a sociedade na proteção do meio ambiente", enfatiza o diretor-presidente da Transforma Energia, Felipe Barroso.
Apenas nesta sexta-feira (5), foram 35 toneladas de resíduos recolhidos pela equipe da Transforma Energia. O mesmo volume foi retirado no sábado (6). “Contudo, a ação deve seguir por mais alguns dias", explica.
"A Prefeitura diz sofrer com sucateamento da frota e a falta de dinheiro para investir no setor diante do agravamento da pandemia. E nós estamos apenas a 28 quilômetros do município. Assim, decidimos prestar esse socorro emergencial", pontua Barroso.
Cabe ressaltar que ocorrências de queima de resíduos resultam em prejuízo aos cofres públicos. Recentemente, como noticiado por O Imparcial, a Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) foi multada em R$ 11.345,10 por conta da queima de grandes volumes de madeira na área do aterro sanitário, que é gerenciado pela empresa de economia mista. 
Durante inspeção, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) reforçou que a empresa está proibida de queimar resíduos ao ar livre.

Em várias frentes

Desde que entrou em operação, a Transforma Energia - um dos mais modernos complexos industriais de recebimento de resíduos do país - promove parcerias com prefeituras da região para a destinação correta dos resíduos.
Recentemente, promoveu a ação “Transforma de Portas Abertas”, que somou mais de 800 toneladas de materiais enviados por oito cidades, além de empresas privadas.
Com duas plantas industriais em operação comercial – RGV (Resíduos de Grandes Volumes) e RCC (Resíduos de Construção Civil), a Transforma Energia promove o processamento de todo material para a criação de combustível com alto poder calorífico ou produtos como areia e brita. Um transbordo que deve receber RSU (Resíduos Sólidos Urbanos), já está em processo de licenciamento.

SAIBA MAIS

Cetesb multa Prudenco e exige suspensão de descarte de lixo no aterro

Transforma Energia estende ação para auxiliar prefeituras na destinação de resíduos após vendaval

Publicidade

Veja também