Empresa inicia reparos em galerias da Avenida do Estado em Venceslau

Obras foram necessárias após uma nova cratera se abrir na via devido à chuva da última quarta-feira; trabalhos não possuem previsão de término

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 17/01/2022
Horário 14:45
Foto: Prefeitura de Venceslau
Empresa iniciou obras na avenida na manhã desta segunda-feira
Empresa iniciou obras na avenida na manhã desta segunda-feira

A empresa vencedora da licitação da obra na Avenida do Estado, no Parque São Jorge, em Presidente Venceslau, iniciou nesta segunda-feira pela manhã a abertura no trecho onde a galeria se rompeu na semana passada para efetuar reparos definitivos.

Dois pontos da antiga galeria serão fechados novamente, de maneira diferente. Ao mesmo tempo, a nova galeria será revisada para a equipe analisar se houve o desprendimento de algum trecho. Em caso de necessidade, o reparo também será providenciado. "Será feita uma parede de concreto por dentro do tubo e depois será realizada a aplicação de concreto na galeria antiga também, para que não ocorra este problema novamente", afirma Lívia Josué, secretária municipal de Planejamento.

Assim que os problemas nas galerias forem corrigidos, será feito o aterramento até determinado nível para que o DAE (Departamento de Água e Esgoto) faça os reparos necessários na rede.

Será feito ainda um reforço para compactação do solo, com o objetivo de impedir a formação de novas crateras na via. "São medidas de reforço, com um cuidado ainda maior, para que situações como aquela não se repitam", comenta a secretária municipal.

Os trabalhos seguirão ao longo dos próximos dias, sem previsão para término. No entanto, a secretaria de Planejamento informou que será um serviço de poucos dias. Em caso de chuva, os trabalhos serão interrompidos.

As secretarias municipais de Saneamento Básico, Obras e Planejamento monitoram o local diariamente e estão atentas aos próximos passos da obra.

Abertura de cratera

Na quarta-feira passada, uma chuva de alta intensidade em um curto espaço de tempo atingiu o município de Presidente Venceslau e causou a abertura de uma cratera na Avenida do Estado. A via recebeu recentemente a construção de uma nova galeria, com o objetivo de fazer com que o fluxo de águas pluviais seja desviado e passe por baixo da rua, possibilitando o fechamento do fluxo na rede de uma antiga galeria que passa por baixo de imóveis.

Foi colocada ainda uma nova tubulação de PVC no local com a finalidade de melhorar a rede de água e esgoto no bairro.

Os serviços no local foram realizados após a constatação de um problema na avenida, verificado no dia 1º de julho de 2021, após a abertura de uma cratera em uma residência localizada neste trecho. 

Para resolver o problema, o poder Executivo abriu mão de outras obras para trabalhar na via mencionada com recursos próprios.

Os trabalhos de resolução de problema de erosão em imóveis foram desenvolvidos em conjunto pelas secretarias de Planejamento e Obras e DAE com recursos próprios, em um investimento de R$ 148.064,87.

Publicidade

Veja também