Empresário Claudio Zini lança livro sobre inovações no intraempreendedorismo

“Comece errado. Mas, comece!” traz experiências e reflexões do empreendedor, que está há mais de 40 anos à frente da Pormade, maior indústria de portas do Brasil

Empresas & Negócios - DA REDAÇÃO

Data 27/11/2023
Horário 19:22
Foto: Cedida
Obra é um compilado de dicas, estratégias e vivências de sua trajetória empreendedora
Obra é um compilado de dicas, estratégias e vivências de sua trajetória empreendedora

O empresário Claudio Zini, diretor-presidente da Pormade, líder de mercado e maior indústria de portas do Brasil, acaba de escrever seu primeiro livro, "Comece errado. Mas, comece!". A obra é um compilado de dicas, estratégias e vivências de sua trajetória empreendedora, que visa inspirar aqueles que almejam o sucesso no mundo corporativo com dicas sobre inovações no intraempreendedorismo.

A obra reúne as principais experiências de Zini como empresário, acumuladas ao longo de mais de quatro décadas à frente da Pormade Portas. A companhia faturou R$ 335 milhões, em 2022, e é referência nacional na produção de portas de madeira, sendo uma das principais fornecedoras da construção civil em tecnologia e sistemas de acabamentos. O livro traz a abordagem de gestão do executivo, que se destaca pelo incentivo e investimento em educação corporativa, pela prática da gestão participativa com seus colaboradores e pela convicção de que o erro é um aliado no caminho para o sucesso, pois é a partir dele que se aprende.

A relevância da obra transcende o mundo dos negócios e serve como fonte de inspiração não apenas para empresários que buscam trilhar uma carreira empreendedora como a de Zini, mas também para aqueles profissionais, de todas as áreas, que desejam praticar o intraempreendedorismo nas empresas em que atuam. O livro oferece lições valiosas sobre resiliência, aprendizado contínuo e a importância de assumir riscos calculados.

"Minha intenção é proporcionar um guia prático para quem deseja trilhar o caminho do empreendedorismo e da inovação”, afirma Zini. “Quero que este livro seja uma ferramenta inspiradora para aqueles que acreditam que é possível transformar desafios em oportunidades e alcançar resultados tangíveis”, reforça o autor.

O livro “Comece errado. Mas, comece!" promete ser um marco na disseminação de experiências que deram certo e de uma filosofia empresarial que valoriza o aprendizado constante e a busca por soluções criativas.

 

SOBRE CLAUDIO ZINI

Nascido em Porto União (SC), Claudio Zini é engenheiro civil formado pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Paraná. Aos 74 anos de idade, escreveu seu primeiro livro “Comece errado. Mas, comece!” em apenas 20 dias. O executivo está há mais de 40 anos no comando da Pormade, onde revolucionou o formato corporativo da empresa, investindo em educação e incentivando os colaboradores a também serem donos do negócio. Zini é um apaixonado por pessoas e tem orgulho em dizer que administra um parque de diversões, já que na sua visão empreendedora, felicidade é o principal ingrediente da lucratividade.

 

SOBRE A PORMADE PORTAS

Fundada em 1939, a Pormade Portas é referência nacional na produção de portas de madeira, sendo uma das principais fornecedoras da construção civil em tecnologia e sistemas em acabamentos. Somos uma indústria que preserva o meio ambiente: produzimos energia limpa, pelo sol, que abastece o nosso parque fabril. Utilizamos o pó da madeira como matéria-prima na produção do PVC Wood e não fazemos uso de madeira de lei. Nosso cuidado vai além do meio ambiente. Ele vai para sua casa, pois nosso produto é inteligente, durável e atóxico. Nós cuidamos, também, e muito, dos nossos colaboradores. Há 21 anos, a Pormade é uma das melhores empresas, de todos os segmentos de negócios, para se trabalhar no Brasil e na América Latina, segundo o Great Place To Work.

Está localizada em União da Vitória (PR). A companhia conta, atualmente, com mais de 1.000 colaboradores, 100% envolvidos em um processo de gestão inovador. Com um parque industrial completo com 106 mil m² construídos, a Pormade controla toda a produção. A estrutura permite que a empresa tenha um dos melhores padrões de qualidade da América do Sul. Com um faturamento, em 2022, de R$ 335 milhões, a Pormade investe em pessoas e produtos como estratégia competitiva. 

 

 

 

Publicidade

Veja também