Empresários avaliam ampliação do horário das atividades econômicas

A partir do dia 1º de junho, o Estado vai entrar em uma nova fase do Plano São Paulo, com ampliação do horário de funcionamento até as 22h e 60% de ocupação dos locais

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 23/05/2021
Horário 06:28
Foto: Cedida
A partir do dia 1º de junho, a capacidade máxima de ocupação dos locais passa a ser de 60%
A partir do dia 1º de junho, a capacidade máxima de ocupação dos locais passa a ser de 60%

A partir do dia 1º de junho, o Estado vai entrar em uma nova fase do Plano São Paulo, com ampliação do horário de funcionamento das atividades econômicas até as 22h e 60% de ocupação dos locais. Para evitar aglomerações, a capacidade máxima de ocupação nos estabelecimentos liberados será limitada em 40% a partir do dia 24. Já no dia 1º de junho, a capacidade máxima passa a ser de 60%. A medida é vista de forma positiva para empresários do setor de bares e restaurantes, uma vez que os clientes consumirão por mais tempo e tranquilidade.  

O proprietário do Bar e Restaurante Vó Laura, Rodrigo Marino Rezende, explica que a ampliação do horário de funcionamento tende a melhorar, além de proporcionar mais conforto para o consumo dos clientes. “Hoje, o cliente chega ao bar e tem que consumir rápido, pois por volta das 20h já fechamos as contas para dar tempo de encerrar às 21h. Com essa 1h a mais de atendimento, ele terá mais tranquilidade para consumir no local”, detalha.

A nova fase, segundo o sócio-proprietário House Sport Bar, Fabio Reis, trará aos estabelecimentos, principalmente aos que funcionam no período noturno, uma maior tranquilidade para trabalhar, além de proporcionar um pequeno alívio ao setor que foi prejudicado com as restrições impostas na pandemia. “Foram praticamente sete meses fechados e isso impacta demais na saúde das empresas”, explica. “Era preciso que as pessoas voltassem a trabalhar, pois não tem empresa que aguente ficar tanto tempo fechada”, acrescenta.

O sócio-proprietário do Palatum Rooftop, Bruno Constantino Di Colla, por sua vez, diz que o ideal seria a liberação total de ocupação e horário de atendimento. No entanto, reforça que, com a ampliação prevista, o restaurante conseguirá vender mais os seus produtos, uma vez que clientes consumirão por mais tempo no estabelecimento. “Essa 1 hora a mais vai trazer impactos, pois mais gente vai sair de casa para jantar, por exemplo. O horário curto impedia a pessoa de consumir tranquilamente, uma vez que tínhamos que adiantar tudo para fechar no horário [21h]”, expõe.

Novas apostas

A flexibilização favorável para o setor também traz uma esperança a mais aos empresários. Essa maior flexibilização para o segmento, segundo Rodrigo, vai fazer com que o comerciante aposte de novo, além de contratar mais pessoas. “Muita gente já desistiu. Agora é hora de voltar a acreditar no nosso comércio, pois a cidade precisa continuar em desenvolvimento. As pessoas também precisam de entretenimento”, afirma.

O sócio-proprietário do Palatum Rooftop também acredita neste avanço dos novos postos de trabalho. Ele detalha que o setor, após os entraves do Plano São Paulo, enxugou o quadro de colaboradores. No entanto, com ampliação do horário de funcionamento das atividades econômicas até as 22h e 60% de ocupação dos locais, o setor atrairá mais clientes que, consequentemente, demandará de mais trabalho e contratações.

Medidas sanitárias

Mesmo com uma maior flexibilização, as medidas de prevenção contra o novo coronavírus precisam ser mantidas, segundo o Estado. Sobre este assunto, o sócio-proprietário do Palatum explica que, além de seguir as medidas que impedem a contaminação pela Covid-19, o setor também segue as normas sanitárias comuns a todos os estabelecimentos, como as impostas pela Visa (Vigilância Sanitária Municipal). “Os restaurantes são os mais que andam na linha e não podem ser vistos como os vilões da pandemia”, reforça.

O proprietário do Bar e Restaurante Vó Laura, por sua vez, acrescenta que seu estabelecimento segue todas as normas sanitárias de prevenção ao novo coronavírus e que irá mantê-las.

O sócio-proprietário House Sport Bar, reforça que, independentemente da capacidade de ocupação, tanto os estabelecimentos quanto os clientes devem sempre levar em consideração as medidas de prevenção necessárias, que são o distanciamento adequado entre as mesas, o uso de máscara ao levantar para sair ou ir ao banheiro, a utilização do álcool em gel e a higienização constante do ambiente. “Se todos colaborarem, conseguiremos passar juntos por essa fase difícil, só depende de nós mesmos. Flexibilizar não é relaxar as medidas de prevenção. Precisamos continuar nos cuidando!”.

 

 

Publicidade

Veja também