Empresários de Prudente escutam oportunidades no mercado livre de energia com a (re)energisa

Diretor de Engenharia e Operações do Grupo Energisa relata que consumidores em alta e média tensão têm flexibilidade de negociar preços e proporcionar economia de até 30% na conta de luz

REGIÃO - Da Reportagem Local

Data 07/03/2024
Horário 20:10
Foto: Edneia Silva Zart/Comunicação Energisa Sul-Sudeste
Empresários locais estiveram reunidos ontem para escutar diretrizes e propostas do diretor de Engenharia e Operações da (re)energisa, Fernando Costalonga
Empresários locais estiveram reunidos ontem para escutar diretrizes e propostas do diretor de Engenharia e Operações da (re)energisa, Fernando Costalonga

Na noite desta quinta-feira, empresários, empreendedores e industriais locais estiveram reunidos na sede da diretoria regional de Presidente Prudente do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) para escutar as diretrizes e propostas do diretor de Engenharia e Operações da (re)energisa, Fernando Costalonga, já que desde a virada de 2023 para 2024, todos os consumidores de energia em alta e média tensão têm a possibilidade de escolher seu fornecedor de energia e, com a flexibilidade de negociar preços, proporcionar economia de até 30% na conta. 

De acordo com Costalonga, a (re)energisa é a marca do Grupo Energisa que consolida os negócios de prestação de serviços por parte do conglomerado brasileiro, com sede em Cataguases (MG). “Atuamos em geração distribuída, fontes renováveis, mercado livre de energia, serviços de valor agregado e, também, agora, estamos mais recentemente com atuação no agronegócio, com a destinação de resíduos para a fabricação de biometano e biofertilizantes”, relata o diretor sobre a marca. “Aqui na região de Prudente, você tem a distribuidora, que é a Energisa Sul-Sudeste, que atende todos os clientes e é responsável pela distribuição da energia. No caso (re)energisa, nesta vertical do mercado livre, que estamos tentando esclarecer e fazer negócios, a gente está atuando na comercialização da energia”, relata o diretor de Engenharia e Operações da marca.

Questionado sobre sua vinda à região de Prudente, Costalonga relata que está em um trabalho de esclarecimento a respeito do mercado livre de energia. “Houve uma mudança recente que pode beneficiar ainda mais as empresas”, relata o diretor, que complementa. “O mercado livre de energia é a modalidade em que os clientes que são atendidos pela distribuidora em média ou alta tensão, ou seja, acima de 1 quilovolt [1 mil V] de tensão de fornecimento, já podem comprar energia diretamente de uma comercializadora. Ou seja, ele pode sair do mercado cativo [aquele em que os consumidores são atendidos pelas distribuidoras locais de energia elétrica] e ir para esse mercado livre de comercialização de energia e ter condições melhores, podendo ter até 30% de desconto em sua fatura de energia”, pontua Costalonga. 

Mercado livre

Na região de Prudente, Costalonga afirma que o principal foco da (re)energisa é “trazer soluções para o mercado livre”. “Para que os clientes que tenham essa característica de serem atendidos em média ou alta tensão, é o que a gente chama de Grupo A, poderem ter uma conta de energia mais barata, uma economia no fornecimento dessa energia através da nossa comercializadora [a (re)energisa] no mercado livre”, indica. 

Mudança de cenário

Segundo o diretor de Engenharia e Operações da (re)energisa, a intenção do grupo independe do setor econômico ao qual a empresa local está relacionada. “A partir de janeiro de 2024 ficou mais acessível. Antes, tinha uma restrição de clientes de uma conta mensal acima de R$ 50 mil [de conta de luz] que poderiam se beneficiar deste mercado livre, desta comercialização. Agora, a partir de janeiro, clientes que possuem conta a partir de R$ 10 mil já podem se beneficiar de sair do mercado cativo, onde a própria distribuidora era responsável por essa entrega de energia, ele pode comprar de uma comercializadora, e nós, do Grupo Energisa, temos mais de 19 anos de experiência neste mercado. Toda uma robustez e uma especialidade para trazer uma migração para esta nova possibilidade”.

Energias renováveis?

“Sim, nós temos contratos que podem ser de fontes eólicas, solar, hídrica e de biomassa. Então, nós trabalhamos com fontes renováveis. Ao migrar para o mercado livre através de um contrato com fontes renováveis, além do desconto na própria energia, você tem um benefício de ter 50% no encargo de transmissão desta energia. Então, isso faz com que os descontos totais possam até 30% de desconto real em sua conta de energia”, finaliza Fernando Costalonga, que, antes de se deslocar para Prudente, esteve reunido com empresários em Santo Anastácio. 

Publicidade

Veja também