Encontro de Turismo em Florínea

GRAZIELA FERNANDES

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 18/11/2023
Horário 07:08
Foto: Tiago Lobão
Jurandir Lima, presidente da região turística Pontal Paulista, Roberto de Lucena, secretário de Estado de Turismo e Viagens, e Claudinei Dinello, vereador de Pirapozinho
Jurandir Lima, presidente da região turística Pontal Paulista, Roberto de Lucena, secretário de Estado de Turismo e Viagens, e Claudinei Dinello, vereador de Pirapozinho

Foi realizada na última segunda-feira, a segunda edição do Encontro Regional de Turismo, com as presenças de autoridades municipais da região, representantes do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Sicredi e, também do secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, do chefe de Mediação da Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), Sebastião Téo.
A dinâmica do evento foi iniciada com a palestra do gerente municipal de Turismo e vereador em Pirapozinho, Jurandir Aparecido de Lima, com o tema: “Unir, Conhecer e Acontecer no Turismo Regional”. 

Instâncias de Governança Regionais
Lima, que também é presidente da região turística Pontal Paulista e coordenador no processo de formalização da Instâncias de Governança Regionais (IGR Pontal Paulista), foi convidado para fazer uma abordagem sobre o processo de implantação da Região Turística, explanando sobre as dificuldades, os pontos fortes e as necessidades para um desenvolvimento sustentável do turismo na região através das IGRs.
“A formação da IGR Pontal Paulista é fundamental para as cidades, já que as IGRs são entidades responsáveis pela elaboração de Planos Estratégicos Regionais, referendadas no Programa Nacional de Regionalização do Turismo do MTUR. E nesse processo é importante a união dos municípios e seus interlocutores, a necessidade de contratação de técnicos para apoiar os atuais diretores de pastas sem formação no turismo”, pontuou.

Audiência pública
Ainda falando de turismo regional, será realizada no dia 27 de novembro, às 10h, na Câmara Municipal de Pirapozinho, a audiência pública: Turismo Regional. O evento respeita o requerimento 385/23/18 de autoria dos vereadores Claudinei Dinello e Jurandir Lima.
O objetivo é ouvir interlocutores e envolvidos no turismo não só da cidade de Pirapozinho, mas também dos municípios vizinhos.

Novembro Azul
Neste sábado, às 18h30, o médico infectologista, André Pirajá, ministra palestra alusiva ao Novembro Azul, na Igreja Presbiteriana Independente de Pirapozinho. A iniciativa é do pastor Ednilson Vieira de Souza e é um momento oportuno para levar informações relevantes sobre os benefícios e a importância do cuidado da saúde, especialmente para os homens que, em sua maioria, ainda resistem a fazer exames de rotina. 
“O que nos motivou a trazer temas como esse para o espaço da igreja é que entendemos que é papel da igreja também trazer orientações para a comunidade especialmente em campanhas como essa. O objetivo é alertar os homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Entre os cuidados básicos que precisamos ter com a saúde, os testes e exames precisam ser realizados com frequência”, disse o pastor.
O evento é aberto ao público. A Igreja Presbiteriana Independente fica na Rua José de Alencar, 547, centro da cidade. 

Homenagem
O médico André Pirajá também será homenageado com um certificado de votos de gratidão e reconhecimento, pela importante e decisiva atuação do profissional da área da saúde na crise sanitária do Covid-19.

Ainda sobre Novembro Azul
O ator e diretor, Vicentini Gomez, estrela uma série de conteúdos para o Laboratório Mastellini. De acordo com a divulgação, uma trama emocionante onde a vida imita a arte e a arte imita a vida. O personagem Dr. Hipóteses foi escalado para virar o jogo pela saúde!
Em três episódios eletrizantes, para o premiado personagem desafiar o estigma que ronda a saúde masculina. 
O Laboratório Mastellini destacou que 46% dos homens só vão ao médico quando algo já não vai bem, o objetivo da série é justamente sensibilizar os homens para a importância de cuidar da saúde, manter check-ups regularmente em dia. O dado é da Sociedade Brasileira de Urologia. A série está disponível nas redes sociais do laboratório: @laboratoriomastellini. 

Lívia Garrio

Vicentini Gomez estrela série alusiva ao Novembro Azul para o Laboratório Mastellini

Dia D Novembro Azul
A Prefeitura de Pirapozinho está promovendo o Dia D com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, em prol da saúde dos homens, integrando a campanha Novembro Azul.
No Dia D do Novembro Azul, estão sendo oferecidos diversos serviços gratuitos como: consulta médica, coleta de exame de sangue (PSA) previamente agendado, exame do toque, teste rápido para detecção de Infecção Sexualmente Transmissível (IST) e exame de glicemia. 

Programação:
A ação ocorre também em outras unidades de saúde confira:
- dia 22 - as ações ocorrerão nas ESF V Adevar Cunha, localizada na Vila Santa Rosa e ESF VII Edna Maria Soares Rocha, no Jardim Morada do Sol.
- dia 23 - será realizado na ESF IV Arisa Berbert Chedid, localizada no Parque Residencial Jardim Natal Marrafon e ESF III Cecílio Faustino de Vasconcelos, no Jardim Soledade.
- dia 24 - as ações ocorrerão na UBS II Plínio Arantes Barreto (Posto Central).
- dia 29 - na ESF I Cleusa Batista Escola, localizada no Jardim Vantini I
- dia 30 - encerrando o Dia D do Novembro Azul, as ações ocorrerão na UBS I com serviço de ESF, no Distrito de Itororó do Paranapanema. 
Atendimentos serão realizados das 7h às 15h, em alguns casos é necessário agendamento pelo fone da unidade ou com seu agente de saúde.

Divulgação | AI

Pirapozinho promove o Dia D no Novembro Azul nas Estratégias de Saúde da Família da cidade

Publicidade

Veja também