Encontro debate mercado de trabalho aos deficientes

Para Cruz, qualquer pessoa é capaz, basta ter vontade e persistência. “As vagas existem, basta procurá-las.

REGIÃO - Alana Pastorini

Data 30/10/2013
Horário 08:12
 

Um terço dos habitantes de uma cidade é composta por pessoas com deficiência. Somente no Estado de São Paulo, são 30 mil deficientes cadastrados no Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (Padef). Em 18 anos, a ação empregou 13 mil pessoas, menos de mil por ano. A justificava envolve desde empresas que preferem contratar pessoas com deficiências leves, falta de informação, superproteção dos responsáveis e carência de qualificação.

Jornal O Imparcial Representantes da Sert e Padef visitaram sede do jornal

Como forma de prestar atendimento e orientações sobre a situação, o órgão e a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), regional de Prudente, visitaram empresas prudentinas que cumprem a Lei de Cotas. O assunto foi tratado ontem na sede de O Imparcial, com a presença da coordenadora do Padef, Marinalva Cruz, juntamente com o diretor regional da Sert, Paulo Teixeira Lopes.

Para Cruz, qualquer pessoa é capaz, basta ter vontade e persistência. "As vagas existem, basta procurá-las. Mas é necessário também que o deficiente busque qualificação profissional. Não há porque ter receio. A empresa disponibiliza a vaga, mas a manutenção é de responsabilidade do empregado", diz. Argumenta ainda que a família também precisa "desapegar" do pensamento de que o deficiente é um indivíduo frágil. "Reforço, todos somos capazes de fazer qualquer coisa, basta querer. Procurar ajuda de órgãos envolvidos pode auxiliar na busca profissional", ressalta.

Lopes explica que as empresas sabem de suas obrigações e os deficientes sabem das vagas, o que falta é uma política única, "onde todos falem a mesma língua, concentrando os serviços para um bem único".

"Entidades e prefeituras precisam concentrar seu esforços em uma única ação. Muitos nem sabem que a Sert cadastra e oferece vagas a deficientes. Uma informação muito importante, pois essas pessoas, muitas vezes, se sentem perdidas, sem saber por onde começar", diz

A Lei 8.213, de 1991, em seu artigo 93, obriga empresas com 100 ou mais funcionários a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados, ou pessoas com deficiência, na seguinte proporção: até 200 (2%), de 201 a 500 (3%), de 501 a mil (4%), de 1.001 em diante (5%).

 

SERVIÇO

ENDEREÇO

Deficientes interessados em vagas de trabalho, bem como empresas que desejam contratá-los, devem se dirigir à Sert, localizada na Rua Rio Grande do Sul, 37, Vila Marcondes. O local também faz orientações sobre qualificação profissional. O telefone para mais informações é o 3221-9279.
Publicidade

Veja também