Encontro Espírita reúne palestras e shows em PP

Para explicar o título do evento, Cardoso fala que mostrarão a evolução do trajeto espiritual de cada um.

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 22/05/2013
Horário 07:31
 

 

"Estamos Prontos para Crescer". Este é o tema do 1º Encontro Espírita de Presidente Prudente, que será realizado de 31 de maio a 2 de junho, no Espasso Nobre, que fica na Avenida Joaquim Constantino, 4.689. Promovido pela União das Sociedades Espíritas Intermunicipal (USE), o evento tem como objetivos confraternizar as casas espíritas que existem na cidade e esclarecer ao público em geral a história da doutrina na região.

Jornal O Imparcial Cardoso: "Convidamos todos que queiram vivenciar esse resgate à doutrina religiosa"

De acordo com o presidente da sociedade, Manuel Egidio Santos Cardoso, numa mistura entre palestras e shows musicais, o foco será difundir o espiritismo nos seus aspectos tanto filosófico, quanto cientifico e religioso. "Queremos unir as instituições e realizar trabalhos em conjunto. Ou seja, que por sua natureza, não possam ser realizados individualmente. Queremos trocar experiências uns com os outros", expõe.

Para explicar o título do evento, Cardoso fala que mostrarão a evolução do trajeto espiritual de cada um. E que por meio de divulgações, desejam passar para todo mundo esse trajeto. Segundo ele, hoje pela internet é possível chegar a qualquer lugar. E pretendem levar este primeiro encontro para todo o Brasil. Assim como os que já ocorrem em diversos cantos do País, como no Paraná, em Minas Gerais e outras cidades de São Paulo. "Venha nos conhecer. Ver que nossa cidade comporta o evento e que temos muitos adeptos do espiritismo, e que não frequentam nenhuma casa. Convidamos todas as pessoas que tenham curiosidade em conhecer e vivenciar esse resgate à doutrina religiosa", convida.

Para participar, basta fazer a inscrição até o dia 24 de maio (sexta-feira), pelo site http://www.useipresidenteprudente.com. O valor é de R$ 25.

De acordo com o presidente, dada a magnitude de Prudente, com mais de 200 mil habitantes e 24 casas espíritas, entenderam por bem promover o primeiro Encontro Espírita. Uma vez que já existe uma história bem consolidada necessitando tão somente levar à toda sociedade os pressupostos básicos da doutrina espírita.

"Segundo o Codificador Allan Kardec, o maior benefício que se pode fazer pelo espiritismo é a sua divulgação. E é o que estamos procurando fazer com este encontro", conclui.

 

Programação


Na programação, vindos de várias regiões do País, estão palestrantes conceituados no espiritismo. Entre eles, Vinicius Lara, que ministrará a palestra "Um Estudo sobre a Consciência", no primeiro dia (31), às 21h, logo após o show musical de Allan Vilches.

No sábado, dia 1º, a programação será bem extensa. Às 8h, abertura, com apresentação musical de Sérgio Santos. Em seguida, às 9h, palestra com Dario Bonfim "Novos Tempos, a Contribuição de Chico Xavier". Às 10h, tem um café e às 10h30, a palestra musical com Murillo Altafine. Às 11h, toma a palavra José Samorano Subires em "O Homem Ante a Vida". Para relaxar um pouquinho, às 14h, haverá show com Evandro Oliva, e às 14h30, mais uma palestra com Pedro Bonilha, "Fragmentos da Obra de André Luiz".

Às 15h40, mais música com Sérgio Santos, com uma pausa para um chá às 16h10. Às 16h40, Vinícius Lara fala sobre "As Tentações de Jesus". Às 20h, Evandro Oliva canta para o público e às 21h, Nazareno Feitosa aborda "A Responsabilidade dos Trabalhadores da Última Hora".

No domingo, dia 2, o Coral Amélia Bazan abre o dia, com apresentação às 8h. Meia hora depois, entra Sérgio Santos. Às 9h, o palestrante é Pedro Bonilha mostrando "A Diferença Entre Dar e Receber". Um cafezinho às 10h20 e às 10h50, Nazareno Feitosa encerra o ciclo de palestras com "Bezerra de Menezes, O Apóstolo da Caridade". A cantora Marlene também estará no evento.

 

União das Sociedades Espíritas


Em razão do crescimento do movimento espírita no Estado de São Paulo, a USE foi criada em 5 de junho de 1947 e se estrutura em órgãos, objetivando viabilizar a unificação do movimento em todas as regiões estaduais.

De acordo com o presidente, na capital, os centros espíritas se reúnem em torno das USEs Distritais, com o nome do bairro predominante. No interior, as USEs Intermunicipais reúnem centros espíritas de cidades circunvizinhas, como é o caso de Prudente. Já as USEs Municipais reúnem centros espíritas de uma mesma cidade (composta, no mínimo de três centros espíritas).

Na ocasião da fundação, quatro instituições espíritas se destacavam na capital: Sinagoga Espírita Nova Jerusalém, União Federativa Espírita Paulista, Federação Espírita do Estado de São Paulo e Liga Espírita do Estado de São Paulo. As quatro lançaram o manifesto Proclamação Aos Espíritas, conclamando a união.

A USE Prudente é uma entidade que representa o movimento espírita regional buscando a união das casas espíritas e é administrada por uma diretoria. Atualmente abrange 18 casas espíritas da cidade somadas a outras seis, em Martinópolis, Regente Feijó, Indiana e Pirapozinho.

Ela foi oficializada na data de 24 de setembro de 1998. O atual presidente, como já mencionado, é Manuel Egidio Santos Cardoso, que é dirigente espírita do Centro Espírita Amor e Caridade, de Pirapozinho.

 
Publicidade

Veja também