Encontro reúne apaixonados por Fusquinhas em Prudente

Terceira edição do evento ocorre sábado e domingo, no Balneário da Amizade; haverá praça de alimentação, música ao vivo, feira de artesanato, atividades aquáticas e Miss Pin Up

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 13/01/2022
Horário 08:04
Foto: Cedida
1º Encontro, em 2019 recebeu 135 Fuscas num dia de domingo, no Centro Olímpico
1º Encontro, em 2019 recebeu 135 Fuscas num dia de domingo, no Centro Olímpico

Evento aberto ao público! Neste sábado e domingo, ocorre no Balneário da Amizade de Presidente Prudente, o 3º Encontro dos 100 Fusquinhas, com apoio da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Cultura e Turismo. De acordo com Benedito José Esteves, 73 anos, da comissão organizadora, o evento, em sua terceira edição, surgiu como opção de reunir proprietários e amantes do Fusca, em local e ambiente adequados. 
“O Fusquinha, carro mais tradicional da família brasileira, hoje é paixão mundial. A cada ano a adesão tem superado as expectativas. E na edição 2022, por ser o primeiro evento pós-pandemia, foi aberto para todas as categorias de carros antigos, devido à grande procura”, frisa Bene.
Ele diz que a participação é livre, mas se mantém a tradição de cadastrar primeiro um número de 100 Fuscas, que recebem um adesivo numerado e uma camiseta do evento. “Estes primeiros 100 Fuscas pagam uma taxa de R$ 30. E todos os carros são orientados a doar cinco quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados para a Feapp (Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente). E ao público pedimos a doação de um quilo de alimento, mas não se proíbe a entrada, caso não levem o alimento”, expõe o organizador.
O evento 100 Fusquinhas, é uma iniciativa do amigo Marcos Casavechia, conhecido no meio, como Marcão Rat. Marcão conta que o Grupo 100 Fusquinhas começou com a ideia de reunir o maior número de Fuscas num só encontro. “Fiz 100 adesivos numerados de 01 ao 100, onde um amigo que tinha Fusca comprasse e no dia do encontro sortearíamos o prêmio em dinheiro. E aí foram 135 Fuscas num dia de domingo, no Centro Olímpico. E no mês de janeiro, porque dia 20 é o Dia Mundial do Fusca, comemorado no mundo todo”, explica Marcão, o idealizador do Encontro dos 100 Fusquinhas.
A realização do terceiro encontro tem o apoio das empresas Liane, Mecânica Garagem, Gilmar Prev, GT Carburadores, Super M Mescoloti, San José Equipamentos, Vera Calçados, Webby Internet, Hotel Portal D’Oeste, Hotel Nações e Sabesp.

Apaixonado por Fusca

O músico João Brito, que é um apaixonado pelo carro, estará marcando presença no evento. Segundo ele, o Fusca, entre os carros antigos, é um ícone! Não importa o país. Ele diz saber disso porque acompanha muito os canais de TV de modificação e restauração de carros, e quando aparece um, é uma festa. 
“Em Prudente, comparando com outras cidades, a cultura dos carros antigos era de alcance limitado a um grupo apenas com evento anual. Quando realizou-se o primeiro ‘Encontro dos 100 fusquinhas’, em 2019 e depois o segundo, abriu-se mais um meio de promover a arte, em especial o Fusca. Tenho amigos que após conhecer o evento comprou um Fusca, por exemplo”, revela João.
Conforme o músico, em Maringá (PR) tem dois eventos anuais com tema Fusca: o DNF (Dia Nacional do Fusca) e o DMF (Dia Mundial). De acordo com o músico, lá tem muitas mulheres e homens com Fuscas personalizados, com flores, etc... “Fusca como o meu Rat Look. Pra muita gente em Prudente o Fusca ainda é sinônimo de carro velho que serve para carregar sucata. Um evento desse o transforma em obra de arte, um meio por onde seu dono pode se expressar, personalizando seu carro, dando a este guerreiro seu valor. Não há quem não para a gente pra tirar fotos, até guarda rodoviário já fez isso [gargalha]”, destaca o apaixonado por Fusquinhas.

Concurso Miss Pin Up

O evento ainda contará com outras atrações, como praça de alimentação, música ao vivo, feira de artesanato, além de atividades aquáticas, como caiaque e pescaria esportiva. E um concurso de moda estilo vintage, que só tem neste evento, segundo o seu idealizador, às 18h do sábado: o Miss Pin Up, “que é um arraso!”.
A organizadora deste concurso é a professora universitária, assistente social e empresária, Cris Miralha, uma nata Pin Up, dona de um Galaxie rosa/76, que chama a atenção por onde passa. Conforme ela, o desfile vintage/retro tem atraído cada vez mais públicos, com apresentações em várias capitais. Em Prudente, é o segundo ano que ela organiza.
“Há mais de 15 anos dedico minha vida aos eventos e encontros de carros antigos, apesar de ser ainda dominado pelo público masculino. Aos poucos, vamos mudando esse cenário e trazendo mais mulheres para o meio”, ressalta a organizadora, que tem Galaxie Rosa há 14 anos.
Atenção, para participar do Miss Pin Up, é preciso fazer a inscrição pelo link: https://docs.google.com/forms/d/1yeDek1Gh2Ehp4nao-dIqVE4cJsPaHxUOk5NaDAf5G1A/viewform?chromeless=1&edit_requested=true

SERVIÇO
Dia 15 – sábado, das 10h às 23h
Dia 16 – domingo, das 10h às 16h

Fotos: Cedidas

Concurso Miss Pin Up é uma atração à parte no evento e arrasa!

Fotos: Reprodução/Vídeo

Um apaixonado pelo carro, músico João Brito marcará presença 


Fusquinha mascote desta 3ª edição que será realizada no Balneário da Amizade

Publicidade

Veja também