Ocorreu nesta terça-feira, no auditório da Casa do Médico, em Presidente Prudente, o 2º Sinapro Talks, encontro com profissionais do setor de propaganda que visa debater as principais tendências, inovações e desafios desse universo. De acordo com o Sinapro-SP (Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo), o evento contou com a participação de cerca de 100 profissionais de agências de publicidade locais, incluindo produtoras de vídeo e áudio, anunciantes e veículos de mídia.
Com o tema "Licitações públicas e o uso de IA na publicidade", o encontro apresentou discussões a fim de dar mais subsídios às agências nos processos licitatórios públicos. Também foram discutidos os impactos do uso da inteligência artificial no dia a dia das agências, com uma análise aprofundada sobre o papel desta tecnologia no cenário atual da publicidade.
Paulo Gomes, advogado com 48 anos de profissão e autor do “Guia de Orientação à Administração Pública e a Agências de Publicidade sobre Licitações de Serviços Publicitários”, abordou as mudanças e impactos da nova Lei de Licitações (lei 14.133/2021), além das aplicações nos editais de publicidade.
Explicou que a referida lei modernizou o sistema de licitações e contratos. Em relação à contratação dos serviços publicitários, a inovação exige a implantação de um estudo técnico preliminar sobre a necessidade da contratação desses serviços e a justificativa técnica e econômica. Segundo o advogado, é um tipo de contratação totalmente diferente das demais, que não pode ser realizada por pregão, por exemplo, e que ainda causa dúvidas nas equipes técnicas por ser realizada uma vez a cada cinco anos.
Ele esclareceu, também, a legalidade das ações, o que é e não é permitido nos contratos e quais tipos de serviços as agências podem oferecer aos contratantes. Falou também sobre o processo de licitação, as etapas, todo o sigilo que deve haver dentro do certame, sobre a comissão avaliativa, entre outros assuntos.
Foto: Sinapro-SP - Uso de inteligência artificial na publicidade também foi pauta do encontro
Na sequência, Dudu Godoy, vice-presidente do Sinapro-SP, jornalista e publicitário com 36 anos de atuação, tratou sobre o uso da IA pelas agências de publicidade e profissionais da comunicação. Godoy falou sobre como o profissional deve “treinar” as ferramentas de IA que utiliza por meio da utilização do "input" ou "prompt". Ele comentou que os profissionais precisam se adaptar à nova realidade do mercado e do mundo tecnológico, que são as IAs, porém, é indispensável a utilização correta desses meios.
O vice-presidente do Sinapro também abordou a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), que precisa ser considerada quando os profissionais utilizam as ferramentas de IA em ambientes corporativos e para a construção de materiais com dados de clientes.
Para Raul Audi Junior, diretor regional do Sinapro, receber a primeira edição do Sinapro Talks em Presidente Prudente foi uma oportunidade de troca de experiências e de conhecimento prático, para as agências locais se atualizarem sobre questões fundamentais para a melhor gestão dos seus negócios. "Ações como essa promovem conhecimento e, sobretudo, preparam o mercado regional para os desafios da comunicação", pontuou.
Foto: Sinapro-SP - Raul Audi Junior diz que evento prepara mercado para desafios da comunicação