Energia Ativa: programa de prevenção busca reduzir obesidade infantil 

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 22/07/2021
Horário 05:15
Foto: Cedida
Durante o programa, participantes também farão atividades físicas
Durante o programa, participantes também farão atividades físicas

A obesidade infantil atinge cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes, e oito em cada dez adolescentes continuam obesos na fase adulta. O excesso de peso pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes, problemas cardíacos e a má formação do esqueleto. A Oeste Saúde, buscando incentivar bons hábitos na população desde cedo, lançou o programa Energia Ativa
Seu novo formato é gratuito e exclusivo para os beneficiários de 8 a 15 anos de idade, com o IMC (índice de massa corpórea) infantil em obesidade e que residam em Presidente Prudente. O programa de prevenção tem o objetivo de promover a saúde e o bem-estar dessas crianças, oferecendo três tipos de modalidades esportivas e acompanhamento com uma equipe multiprofissional.

Obesidade infantil

A obesidade infantil é um problema grave que, quanto mais cedo for tratado, maiores são as chances de cura. As crianças em geral ganham peso com facilidade devido a fatores como: hábitos alimentares errados, inclinação genética, estilo de vida sedentário, distúrbios psicológicos, problemas na convivência familiar, entre outros.
A vida sedentária facilitada pelos avanços tecnológicos (computadores, televisão, videogames, etc.) fazem com que as crianças não precisem se esforçar fisicamente para quase nada. Elas acabam sendo pouco incentivadas a fazer atividades físicas como correr, jogar bola, brincar de pique, etc., levando-as a passar horas paradas em frente à TV ou outro equipamento eletrônico.
Para evitar esse problema, é importante seguir alguns hábitos, como:
- Beber bastante água e seguir uma alimentação balanceada, rica em frutas, legumes e verduras;
- Respeitar os horários das refeições e não beliscar guloseimas entre um intervalo e outro;
- Evitar alimentos gordurosos, como doces, frituras e refrigerantes;
- Praticar atividades físicas, sejam esportes no colégio ou academia, desde que orientado por um profissional.

Como funciona o Energia Ativa?

O participante do Energia Ativa será acompanhado no Centro Médico de Especialidades por uma equipe multidisciplinar da Oeste Saúde, composta por: enfermeiro, psicólogo, médico endocrinologista pediátrico, nutricionista e educador físico. As consultas com os profissionais são individuais e mensais ou de acordo com a necessidade do tratamento. Geralmente, ocorrem nas sextas-feiras no período da manhã. 
O programa tem duração de um ano ou até o participante atingir a meta individual proposta. As atividades físicas são praticadas, de acordo com a modalidade que o participante mais se adeque (natação, musculação e circuito funcional kids) utilizando os espaços da Apea (Associação Prudentina de Esportes Atléticos). Durante a pandemia, nas fases restritivas, a aula de funcional será praticada de forma online, em parceria com o Studio S Funcional.
Os responsáveis dos beneficiários participantes serão orientados e acompanhados por uma psicóloga, através de reuniões mensais online em data e horário definidos no cronograma enviado no grupo geral de WhatsApp. A participação e permanência estão condicionadas a critérios definidos no regulamento do programa.
As metas do programa de prevenção Energia Ativa são:
- Orientar a prevenção de patologias relacionadas à obesidade;
- Auxiliar na diminuição da obesidade infantil;
- Incentivar a prática de atividades físicas e por consequência a mudança de hábitos, combatendo o sedentarismo;
- Estimular as práticas esportivas e interação social;
- Incentivar hábitos saudáveis de alimentação.

SERVIÇO
Para fazer a inscrição, basta acessar a página do Energia Ativa, do Oeste Saúde, e realizar o seu cadastro, ou solicitar mais informações no Centro Médico Oeste Saúde, pelos telefones: (18) 3300-0100 e (18) 99652-1787.

Publicidade

Veja também