Energia do lixo

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 25/05/2023
Horário 04:14

Em pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de Presidente Prudente, o presidente Tiago Oliveira (PTB) defendeu a utilização do lixo urbano para geração de energia elétrica.

SE HÁ PROJETO
O pronunciamento derivou de requerimento de sua autoria, no qual questiona o prefeito Ed Thomas (sem partido) se a Prefeitura tem projeto para recuperação energética como alternativa da destinação e tratamento dos resíduos sólidos urbanos.

DESCARTE CORRETO
O documento aprovado por unanimidade na Câmara, na sessão ordinária da segunda-feira (22) desta semana, também questiona se existem licitações em curso sobre o descarte correto do lixo no município.

OLHAR LATERAL
Em sua fala, comentou que ao assumir o cargo de vereador em 2021 começou a perceber que Presidente Prudente tem o hábito de olhar para o lado, citando as cidades de Londrina (PR), Maringá (PR) e São José do Rio Preto (SP).    

PARA MELHORAR
Disse que já chega, que é hora de olhar para dentro da cidade que é grande, mas que está atrasada em muitas coisas. Para melhorar, tem que passar pelo bom transporte público, iluminação pública, desenvolvimento econômico, coleta e destino do lixo. 

ALGO DIFERENTE
Conforme Tiago, a oportunidade de fazer algo extraordinário e diferente é agora; quando está para acontecer a licitação dos resíduos sólidos. Porém, disse temer que Prudente mais uma vez poderá ficar atrás de outras cidades.

DOIS CAMINHOS
Entende que existem dois caminhos: o de Prudente ser uma das primeiras cidades a aproveitar o lixo para gerar riqueza ou ser antiga e retrógada, continuando a fazer o transbordo dos resíduos sólidos urbano. 

DESPESA E RECEITA
Para Tiago, Presidente Prudente é uma cidade que também precisa ser olhada por outras ao invés de apenas ficar olhando e, nesse caso do lixo urbano, passar de geradora de despesa para ser geradora de receita.  

LONGO ALCANCE
Ao se dirigir ao prefeito Ed Thomas e aos e secretários municipais, fez o apelo para que a oportunidade não seja desperdiçada e que vejam a cidade com o olhar do desenvolvimento.

MAIOR DIMENSÃO
Aos colegas vereadores, disse ser natural o olhar micro, tais como os problemas de buraco na rua, mato alto e luz apagada; mas que também devem ter o olhar macro; e que “chega de revanchismo, de coisinhas”.

BRAÇOS ABERTOS
Na condição de presidente, colocou a Câmara à disposição do Poder Executivo para promover reuniões e audiências públicas, para debater o assunto com os mais gabaritados especialistas do Estado de São Paulo e do Brasil. 

FUTURO POLÍTICO
Na leitura do Plantão, em sua função de ler nas entrelinhas e procurar entender o que vem pela frente, o discurso de Tiago Oliveira, além da questão pertinente, dá sinais de posicionamento que tem a ver com o seu futuro político a curto prazo.

Publicidade

Veja também