Energia eólica é a eletricidade gerada pela força dos ventos, convertida em energia cinética por aerogeradores, sendo uma das fontes renováveis, limpa e sustentável amplamente utilizada na produção energética. Os ventos são os responsáveis por movimentar as hélices das turbinas eólicas e gerar a força mecânica que, depois, será convertida em energia elétrica por meio de um gerador de energia.
Dessa forma, a quantidade de energia gerada irá depender da intensidade e constância dos ventos, do tamanho da turbina eólica e da área coberta pela rotação das suas hélices. Os ventos são produzidos quando as massas de ar perto do solo ou em regiões ensolaradas se aquecem e, devido à diferença na temperatura e pressão atmosférica, trocam de lugar com as massas de ar frio próximas, causando o deslocamento do ar.
Portanto, podemos afirmar que a energia eólica é originada a partir da energia solar, pois é o calor do sol que aquece as massas de ar e desencadeia a geração dos ventos. Funciona por meio de aerogeradores (turbinas eólicas). Uma torre de energia eólica transforma a energia cinética dos ventos em força mecânica e, posteriormente, em energia elétrica. O funcionamento de um aerogerador (gerador eólico) começa pelas suas hélices, que giram ao contato com a força dos ventos, mas sempre de forma controlada.
O movimento das hélices faz girar o rotor e o eixo principal, o qual está conectado a uma caixa multiplicadora que aumenta a velocidade de rotação. Por fim, essa energia mecânica da rotação chega ao gerador, no qual dois ímãs criam o processo de indução eletromagnética para produzir eletricidade em corrente elétrica alternada.
Existem também geradores que produzem eletricidade em corrente contínua. Nesse caso, a turbina eólica deve conter um conversor para adaptá-la em corrente alternada, tipo utilizado na rede elétrica e pelos aparelhos eletrônicos. Nos grandes parques eólicos, a energia dos aerogeradores é enviada às subestações de transformadores que elevam a sua voltagem para ela ser transportada aos centros urbanos por meio das linhas de transmissão de alta tensão.