Energias renováveis: nuclear

Energia nuclear ou atômica é a energia liberada durante as reações químicas que ocorrem em elementos como urânio e plutônio. O primeiro processo quebra o núcleo do átomo, liberando grandes quantidades de energia. O segundo processo une dois núcleos de átomos, também liberando energia. As usinas nucleares utilizam o calor derivado desses processos para gerar eletricidade com alta eficiência. 
O mineral mais utilizado para a produção de energia nuclear é o urânio enriquecido. Ele passa por um processo industrial para potencializar um de seus isótopos, aumentando assim a capacidade de liberação de energia. O urânio enriquecido é colocado em reatores e sofre o processo de fissão ou fusão nuclear. Ambos liberam calor que aquece a água do reator e produz vapor. Esse vapor movimenta turbinas que acionam geradores elétricos, produzindo a energia elétrica. Após o processo, o vapor d'água precisa ser resfriado para voltar ao estado líquido e recomeçar o ciclo. 
Por este motivo, as usinas nucleares geralmente são próximas a corpos hídricos, como mares ou lagos, pois o resfriamento precisa ser constante. A produção de energia nuclear é considerada limpa, pois não gera a produção de gases derivados da queima de combustíveis fósseis. Porém, produz resíduos radioativos que precisam ser descartados cuidadosamente para evitar a contaminação de pessoas, do solo, de animais e da água. 
As vantagens do uso da energia nuclear incluem: Alta eficiência energética - a energia nuclear gera grandes quantidades de energia com pouca quantidade de insumo; Produção de energia contínua - a geração de energia nuclear é mais estável, pois não depende de variáveis climáticas; Segurança energética - os países que dominam a tecnologia da produção de energia nuclear tornam-se menos dependentes de combustíveis fósseis, o que é, economicamente, positivo; Otimização do espaço físico - as usinas nucleares são mais compactas do que outros tipos, por exemplo, as hidrelétricas; Produção de energia limpa - a energia nuclear é considerada diretamente limpa, pois não libera derivados da queima de combustíveis fósseis.

Fonte:
https://www.todamateria.com.br/energia-nuclear/

 

Publicidade

Veja também