Energisa e Defesa Civil realizam seminário de atuação preventiva em eventos climáticos severos

Encontro expôs o plano de contingência operacional e a importância do trabalho integrado com Defesa Civil e Corpo de Bombeiros em situações de temporais

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 09/11/2023
Horário 17:44
Foto: Cedida
Seminário foi realizado na manhã desta quinta-feira
Seminário foi realizado na manhã desta quinta-feira

Na manhã desta quinta-feira (9), a Energisa Sul-Sudeste sediou o “I Seminário Regional de Atuação Preventiva em Eventos Climáticos Severos”, realizado em parceria com a Defesa Civil de Presidente Prudente. A iniciativa reuniu representantes da distribuidora de energia, Corpo de Bombeiros, prefeituras, coordenadores e agentes da Defesa Civil da região, com o objetivo de debater ações preventivas para enfrentamento às ocorrências climáticas que têm impactado toda a região. 

O gerente de Operação da Energisa Sul-Sudeste, Luiz Moreto, enfatizou o quanto o evento foi importante para a integração e troca de informações sobre ações das entidades, bem como da empresa, diante dos desafios das contingências.

“Neste ano vivenciamos uma sequência de eventos climáticos totalmente atípicos. Chuva forte, descargas atmosféricas e ventos de até 100 km/h causaram prejuízos ao sistema elétrico e à comunidade. A Energisa já mantém um plano de contingência operacional que foi atualizado diante da previsão do fenômeno El Niño. Toda a nossa preparação antecipada foi essencial para que nos cenários mais críticos provocados pelos temporais conseguíssemos recompor o sistema elétrico e normalizar o fornecimento da energia, garantindo a segurança da população e de quem está na linha de frente dos trabalhos”, destaca.

Além de conhecer o plano de contingência operacional da concessionária, visitar o COI (Centro de Operações Integrado) – de onde a Energisa monitora o sistema elétrico de 82 cidades – e ouvir as práticas preventivas e de atuação da Defesa Civil, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e compreender o impacto do fenômeno El Niño nas alterações climáticas e como isso pode afetar a região pelos próximos meses. 

Para enriquecer ainda mais essa discussão sobre o fenômeno responsável por temporais como o do último fim de semana que afetou várias regiões do Estado de São Paulo, a Energisa Sul-Sudeste convidou a meteorologista do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais) e consultora, Ana Paula Paes.

Foto: Cedida

Ana Paula Paes, do Inpe, xplicou sobre fenômeno El Niño e seu impacto nas condições climáticas

Impacto do El Niño

“Essa é uma oportunidade de apresentar de maneira didática o que é o fenômeno El Niño e o impacto nas condições climáticas das regiões e no dia a dia das pessoas, já que diante de situações de temporais, por exemplo, as pessoas acabam sendo afetadas de múltiplas formas”, expõe a meteorologista, acrescentando que a previsão para os próximos meses é de que as regiões Sudeste e Sul do país tenham volumes de chuvas acima da média.

Diante disso, o coordenador de Proteção e Defesa Civil, Renato Gouvea, ressalta a importância da união entre poderes públicos, agentes da Defesa Civil e concessionária de energia elétrica para um trabalho em conjunto a fim de “tornar as cidades mais resilientes”. “Estamos falando de mudanças climáticas severas que têm ocorrido com maior frequência nos últimos anos. E com essa união, nosso propósito é trazer trazendo novas perspectivas para trabalhamos em parceria preventiva com o intuito de agir de forma mais eficiente nos momentos desses eventos climáticos”, finaliza.

Foto: Cedida

Seminário foi realizado na manhã desta quinta-feira

Publicidade

Veja também