Perfuração na Rua Cyro Bueno marca início do projeto de 40km de rede de biometano em PP

Sistema quer conectar mais de 5 mil residências, 50 estabelecimentos comerciais e oito plantas industriais com gás renovável, que deve estar disponível em dezembro

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 16/06/2025
Horário 12:16
Foto: Prefeitura de Presidente Prudente
Primeira perfuração do projeto se deu nesta segunda-feira, na Rua Cyro Bueno, no Jardim Morumbi
Primeira perfuração do projeto se deu nesta segunda-feira, na Rua Cyro Bueno, no Jardim Morumbi

“Aqui começa uma nova história: a tecnologia chegando a Presidente Prudente, a primeira cidade do Brasil a receber o biometano. Isso graças à Necta Gás Natural, acreditando no nosso município e na nossa região”. A fala é parte do discurso feito pelo prefeito, Milton Carlos de Mello, o Tupã (Republicanos), na manhã desta segunda-feira, em um momento definido pelo Executivo como “um passo histórico rumo à sustentabilidade”: o primeiro furo do projeto de biometano na cidade. 

A perfuração, que se deu na Rua Cyro Bueno, no Jardim Morumbi, foi o ponto de partida do projeto de expansão da rede de distribuição do combustível na cidade, que prevê a instalação de 40 quilômetros de rede apenas no perímetro urbano, ainda este ano, conectando mais de 5 mil residências, 50 estabelecimentos comerciais e oito plantas industriais. A estimativa é de que até dezembro, o gás renovável produzido a partir da decomposição de resíduos orgânicos, já esteja disponível para uso.

“É uma honra fazer parte desse momento histórico para a nossa cidade e para nossa região. Agora, instalando esses 40 km de tubulação, vamos atender hospitais, empresas, condomínios, postos de gasolina, melhorando a qualidade de vida da população. Temos a informação da Necta que mais de 3 mil empresas já aderiram a esse sistema, que só traz benefícios: o custo é melhor, o meio ambiente fica melhor. É sustentabilidade e um marco importante para nós”, declarou o prefeito na ocasião.

Sonho: transporte coletivo sustentável
A expectativa da Prefeitura, portanto, é que a capital do oeste paulista desponte como referência nacional na utilização de gases renováveis para geração de energia. Como noticiado neste diário, na cidade desde 2022, o biometano é gerado a partir do processamento de resíduos nobres da cana-de-açúcar (vinhaça, palha e torta de filtro), tendo como fonte de suprimento a Cocal, em Narandiba, de onde partem 65 quilômetros de rede de distribuição até Prudente, sendo a primeira rede de gasoduto exclusiva deste tipo de gás no país.

“Só temos a agradecer a Necta por esse investimento que eles escolheram para nossa cidade. Isso vai dar, eu tenho certeza, um novo impulso. As pessoas, as empresas, as indústrias vão ver Presidente Prudente como um polo. Isso é uma atração a mais para olharem para cá de maneira diferente. E nós temos vários sonhos: quem sabe um dia nós possamos ter todo nosso transporte público movido a biometano”, revelou Tupã.

Prefeitura de Presidente Prudente
Primeira perfuração do projeto se deu nesta segunda-feira, na Rua Cyro Bueno, no Jardim Morumbi

Prefeitura de Presidente Prudente
Tupã: “é uma honra fazer parte desse momento histórico para a nossa cidade e para nossa região”
 

Publicidade

Veja também