Energisa orienta sobre chuva com vento e raio

REGIÃO - Da Redação

Data 17/01/2018
Horário 11:26

Durante o período de chuvas nas regiões Sul e Sudeste, a incidência de ventos e raios (descargas atmosféricas) aumenta e consequentemente os riscos para pessoas e equipamentos elétricos se elevam. Segundo levantamento realizado pelo Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ) o Brasil é atingido anualmente, em média, por 77,8 milhões de raios.

O verão é a estação do ano que registra o maior número de descargas atmosféricas e também de temporais. Sendo assim, quando o tempo estiver “fechando”, uma boa prática para evitar prejuízos é desligar os aparelhos eletrônicos da tomada. “Durante as tempestades, quando ocorre uma alta incidência de raios que atingem a região e também o sistema elétrico, podendo provocar a interrupção do fornecimento de energia, o ideal é que os equipamentos sejam retirados das tomadas. É uma medida preventiva”, destaca Stevon Schettino, gerente de Operação do Sistema da Energisa Sul-Sudeste.

Para a proteção das instalações elétricas internas e dos aparelhos elétricos de residências, lojas, comércios e demais construções, é necessário fazer o aterramento nas tomadas e instalar equipamentos denominados de Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS). Dispositivos como filtros de linha, estabilizadores e nobreaks também contribuem com a proteção dos eletroeletrônicos. Apesar de serem utilizados bastante em computadores, esses aparelhos também são recomendados para outros produtos. Segundo Schettino, em temporais a atenção deve ser sempre redobrada. Além dos equipamentos elétricos, os raios podem atingir pessoas e imóveis diretamente ou ainda por meio de objetos metálicos, telefonia, antenas externas, rede de TV e internet via cabo.

Com AI da Energisa Sul-Sudeste

 

DICAS DURANTE O TEMPORAL:

- Retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas;

- Nunca utilize telefone com fio ou aparelho conectado à tomada durante uma forte tempestade com incidência de raios;

- Se precisar fazer uma ligação, dê preferência aos celulares;

- Deixe para carregar o smartphone em outro momento e sempre opte por usar o notebook na bateria e pela rede wi-fi, dispensando o uso de fios;

- Os cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa;

- Sempre que puder, instale dispositivos de proteção contra surtos e aterre a rede elétrica da residência ou comércio;

- Não utilize chuveiro ou torneira elétrica (secador, chapinha, etc);

- Quando ouvir os trovões, nunca fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas;

- Durante temporais, evite aglomerações;

- Evite ser o ponto mais alto das proximidades ou estar próximo dele;

- Se não for possível se abrigar, agache-se, com as mãos na nuca e pés juntos;

- Não fique sob árvores ou próximo a torres;

- Se estiver dentro de um carro, feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios;

- E não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, eles podem estar energizados. Acione imediatamente a Energisa Sul-Sudeste, pelo telefone 0800-7010326.

Publicidade

Veja também