Energisa reforça o alerta sobre riscos da brincadeira perto da rede elétrica

Concessionária aproveita o tema central do Festival de Pipas deste domingo para reforçar as orientações que têm sido disseminadas nas escolas e comunidades de sua área de concessão

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 16/08/2025
Horário 06:20
Foto: AI/Energisa
Plataforma de choque estará no Festival de Pipas
Plataforma de choque estará no Festival de Pipas

Em mais um ano, a Energisa Sul Sudeste apoia a iniciativa levando orientações de segurança, informações sobre consumo consciente da energia elétrica e curiosidades sobre o dia a dia dos eletricistas. A concessionária aproveita o tema central do evento para reforçar as orientações que têm sido disseminadas nas escolas e comunidades de sua área de concessão: os riscos de soltar pipa perto da rede elétrica. 

“A brincadeira com pipas é sempre muito saudável, desde que ocorra em locais corretos. Mesmo com todo o trabalho de orientação que temos feito, infelizmente, muitas crianças, jovens e até adultos colocam em risco a própria segurança quando empinam pipas perto dos fios. O contato da pipa com a rede pode causar um choque elétrico e ainda a interrupção no fornecimento da energia para clientes das proximidades”, explica o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Sul-Sudeste, Rodrigo Pontes.

Além de procurar locais livres da rede elétrica, é importante que os fãs das pipas não usem fios metálicos ou papel laminado para confeccionar o brinquedo. Outra orientação é que, caso a pipa ou rabiola enrosque na rede elétrica, nunca tente resgatá-la, porque pode ocorrer um curto-circuito e até um choque fatal. 

Aos pais e responsáveis, Rodrigo acrescenta: “Não basta proibir a brincadeira. É indispensável que cada um oriente as crianças de seu convívio e fiscalize para que brinquem com segurança”.

No Festival de Pipas, a concessionária também levará ao evento uma plataforma que simula um choque em uma situação em que uma pipa seria puxada da rede elétrica. Na estrutura, que se iguala aos cabos e postes de energia instalados nas ruas, crianças e adultos poderão sentir os riscos de realizar a prática em locais irregulares. A sensação de um choque simula uma descarga elétrica, já que a plataforma montada começa a tremer.

Publicidade

Veja também