Enetec abre inscrições online

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 21/05/2017
Horário 08:40

Estão abertas as inscrições para o Enetec 2017: IX Encontro Nacional de Educação Tecnológica, que será realizado no dia 27 de outubro, no Teatro César Cava, em Presidente Prudente. Segundo o presidente da comissão organizadora, Celso Tatizana, o evento é voltado para secretários de Educação, diretores, coordenadores pedagógicos, professores e alunos interessados em tecnologia na educação. Haverá ainda um concurso multimídia para estudantes e educadores, sobre temas transversais, ou seja, que abordam diversas disciplinas, com premiação para os melhores desempenhos. Os cadastramentos podem ser feitos no site www.class.com.br. São 500 vagas disponíveis.

"O objetivo do evento é estimular o educador ao uso dessas tecnologias, pois o ensino está defasado em relação ao interesse do aluno. Hoje, o ensino é giz, lousa e fala. Mas, o estudante não quer isso, ele gosta de interagir", diz Celso, que se reuniu com a comissão organizadora na sede de O Imparcial. "Aluno é ativo, é multimídia. Gosta de desenho, de som. Queremos capacitar esses educadores para usar a linguagem multimídia: computador, celular, internet, equipamentos de maneira geral", frisa.

Jornal O Imparcial Comissão falou dos detalhes do evento em visita a O Imparcial

O secretário municipal de Educação, Antônio Luiz Mello, afirma que o maior proveito que o município tira de parcerias com este evento, voltado à tecnologia, é o favorecimento à aprendizagem. "É uma forma nova, mais agradável e mais atrativa ao aluno, para que ele possa aprender. No entanto, hoje, ainda existe uma barreira grande por parte do professor no uso da tecnologia", relata. Porém, pontua que acredita em uma mudança gradativa. "Talvez os educadores sintam medo ou acreditem que possa aumentar o trabalho, mas acho que há uma falta de entendimento, pois isso facilita, é uma ferramenta mais atrativa para o ensino, e consequentemente para a aprendizagem do aluno".

Sobre a forma como a tecnologia será injetada nas salas de aula, se diz otimista em relação ao futuro. "Tudo depende da abordagem que vai ser feita com os professores. Pretendemos fazer do jeito certo, primeiro chamando aqueles que têm vontade, que já usam a tecnologia, que possuem facilidade, que já conhecem, para que sejam os multiplicadores dentro de suas escolas", revela.

Esforço conjunto

A Fipp (Faculdade de Informática de Presidente Prudente) colabora, desde o início do Enetec, com a infraestrutura e com funcionários necessários à realização do evento. O diretor da instituição, Moacir Del Trejo, diz que a universidade, em especial, a faculdade, além da sua missão de formar mão de obra qualificada em nível superior para o mercado de trabalho e para dar continuidade aos estudos em níveis de mestrado e doutorado, tem também a preocupação com a comunidade. "É sabido por todos que a educação nas últimas décadas tem claudicado. Então, toda ferramenta tecnológica que possa ser útil para motivar, atrair, seja quanto ao professor ou ao aluno, para dueto ensino/aprendizagem, a gente considera importante", comenta.

Enfatiza que o Enetec tem a função de divulgar, principalmente no setor público, que há formas de uso da tecnologia que podem colaborar para a melhoria da qualidade do ensino. "Por isso, é tão justificável a nossa participação neste tipo de evento", frisa. A mesma opinião tem a diretora da Faclepp (Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação), Maria Helena Pereira Mirante, que integra o grupo pela primeira vez.

"O evento é uma oportunidade de aprendizagem. É novo para nós e, por mais difícil que possa parecer de se adaptar, o novo nos tira da zona de conforto. E, então, o que tira você do seu trivial é uma nova oportunidade e o fato da Faclepp ter essa oportunidade de participar do Enetec é um mundo que se abre também para os alunos", expõe.

Eixo temático

Neste ano, o eixo temático do evento será "Educação Financeira nas Escolas". O assunto será tratado pelo presidente da DSOP (Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar), Reinaldo Domingos, criador de tal metodologia. "A educação financeira hoje é uma necessidade. Estamos vendo pessoas com grande nível de endividamento, indo para a inadimplência, por conta de desconhecimento de como usar seus recursos para que isso não ocorra", explica a diretora da empresa, Ana Rosa Velches Soprani. "Tivemos um crescimento grande do crédito, e isso junto ao marketing publicitário o tempo todo batendo na nossa porta. Então, o não conhecimento de como usar essas duas coisas, que é o analfabetismo financeiro, aponta que existe essa necessidade de educar a população sobre o assunto e isso será abordado no evento", destaca.

Publicidade

Veja também