Ensino a distância está funcionando?

Luis Isique

COLUNA - Luis Isique

Data 06/06/2020
Horário 07:00

Não é novo o modelo de ensino a distância, mas, com certeza tornou-se normal para todos devido ao isolamento social.

Não estávamos desamparados de tecnologia, pelo contrário, escolas, faculdades e outros diversos profissionais começaram a utilizar diversas ferramentas para comunicar-se, disponibilizar material e até mesmo ministrar suas aulas ao vivo.

Sempre tínhamos essas ferramentas disponíveis e gratuitas, mas, não utilizamos por diversos motivos, dentre eles podemos destacar: a falta da usabilidade, a dificuldade de instalar e a segurança das salas virtuais.

No começo do isolamento social, já começamos ferozmente a utilização das plataformas de streaming para reuniões com clientes, lives para compartilhar conteúdo, futuros clientes e claro com a família. Está sendo muito produtivo, agora apenas para reflexão. Entramos em outro paradigma, será que desperdiçamos parte das nossas vidas com reuniões presenciais que poderiam ter sido resolvidas com um simples email ou em uma sala virtual a distância?

Mas, o ensino a distância está favorecendo e irá favorecer muito toda a comunidade, sejam alunos e professores, todos estão aprendendo a assistir aulas, ministrar aulas e o professor precisará mudar as metodologias de ensino, adaptando o material de aulas presenciais para aulas a distância. Ainda, não tem como fazer prova prática pela internet, mas, muitas outras estão sendo realizadas sem problemas, com a devida consulta, pois não tem mais o professor para ver se está colando.

As minhas contribuições de hoje: primeiro, realmente pensar em viver em um novo mundo, sem muito trânsito, sem muito estresse, mesmo quando tudo voltar ao caótico normal, será que poderíamos sonhar que o normal será mais tempo em casa? Já perceberam como está o trânsito das cidades? Apenas de não ir para a escola todos os dias, os combustíveis abaixaram, as crianças estão com saudades da escola e os professores querem ver todos novamente, eu nunca pensei que aconteceria.

Segundo, como utilizamos o computador, internet, diversos programas, e claro, há pessoas que fazem tudo isso funcionar, tanto em casa, quanto para empresas, neste sentido, é importante valorizar todos os profissionais da área técnica computacional, pois sem eles teríamos diversos problemas de funcionamento dos computadores e de link de internet para fazermos tudo isso.

Ninguém saíra na quarentena mundial do mesmo jeito em que entramos, sairemos mais tecnológicos.

Publicidade

Veja também