Entidade acolhe autistas e suas famílias em Prudente

Sentimento de gratidão move funcionários e pais e filhos envolvidos nos serviços prestados pela Lumen et Fides; dos 165 atendidos, 55 têm Transtorno do Espectro Autista

REGIÃO - OSLAINE SILVA

Data 02/04/2024
Horário 06:00
Foto: Lumen et Fides
Lumen et Fides é referência no atendimento a pessoas com autismo em Prudente
Lumen et Fides é referência no atendimento a pessoas com autismo em Prudente

Luciana Tanaka, que está na coordenação da Lumen et Fides, organização da sociedade civil de caráter assistencial e educacional, há 15 anos, atualmente coordena o CER (Centro Especializado de Reabilitação) 2, uma das três áreas distintas de atendimento da casa, sendo as outras duas o CTII (Centro de Terapias Integrada e Intensiva) e a Escola de Educação Especial, destaca neste Dia de Conscientização do Autismo o seu sentimento em trabalhar neste lugar:

“Aprender a valorizar as mínimas coisas da vida, acredito que seja o maior dos meus sentimentos! Pois, nos deparamos todos os dias com pequenas evoluções dos pacientes, que para eles são grandes avanços. Temos que ser gratos sempre!”, exclama a coordenadora.

A psicóloga Alessandra Ferreira Balsani, 45 anos, mamãe do Vinícius (grau moderado/grave), que faz 14 anos no dia 6 próximo, e a professora que atua como agente de saúde em Panorama, Cristiane Santos Guimarães, 47 anos, mamãe de Gabriel (grau 3), de 6 anos, são duas das felizes mães deste lugar que se emocionam ao falarem da Lumen, do cuidado que os filhos recebem, da evolução que tiveram desde que adentraram suas portas recepcionados por profissionais com excelência em atendimento, como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicopedagogas, terapeutas ocupacionais, educador físico, professores, auxiliares de classe, monitores, nutricionista, enfermeiras, assistente social, psicólogas, assistentes de equoterapia e médicos nas especialidades de neurologia, neuropediatria, pediatria, psiquiatria e ortopedia.

“Eu me emociono para falar porque a Lumen é o que tenho de maior. Fiquei sete anos para conseguir fazer todas as terapias na Lumen pelo SUS [Sistema Único de Saúde]. O Vinicius adora a Lumen. A gente vem às terças, quartas e quintas-feiras, das 8h ao meio-dia. Na sexta, ele faz pela Unimed, aqui na Lumen também. É um paraíso para ele aqui. Graças a Deus!”, agradece Alessandra.

Área por área

O CTII atende 165 crianças, adolescentes e adultos, sendo 55 autistas e as demais com disfunções neurológicas e doenças neuromusculares residentes em Presidente Prudente e 13 em municípios da região, por meio de convênios firmados com secretarias estaduais da Saúde do SUS. E atende, ainda, pacientes conveniados da Unimed e Oeste Saúde.

Vinculada à Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo), a Escola de Educação Especial atende 46 crianças e adolescentes com autismo ou deficiência múltipla, aplicando técnicas adequadas ao ensinamento/alfabetização deste público.

O CER 2, que foi instalado em 2021, por portaria do Ministério da Saúde, está habilitado como ponto de Atenção Ambulatorial especializada em reabilitação para atendimento de 400 pacientes e realiza tratamento de reabilitação/habilitação dentro da RCPD (Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência), sendo referência em deficiência física e intelectual. Em janeiro deste ano, foram atendidos 510 pacientes, visto a alta demanda da região.

Vale destacar que este centro atende exclusivamente pacientes encaminhados pela rede SUS, via Siresp (Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo), dos 45 municípios da área de abrangência do DRS-11 (Departamento Regional de Saúde).

Além do atendimento ambulatorial, a instalação do CER 2 possibilitou, desde maio de 2022, a dispensação (distribuição) de cadeiras de rodas e de banho, custeadas pelo Fundo de Ações Estratégicas de Compensação do SUS. Já foram entregues 3.673, sendo 201 motorizadas.

Está em fase de conclusão o novo Centro de Equoterapia, feito com recurso de emenda parlamentar do então deputado estadual Ed Thomas (MDB), atual prefeito, doações de cidadãos da comunidade e recursos próprios da entidade.

Para manter a entidade

Pais, mães e cidadãos da comunidade se dedicam voluntariamente a administrar a Lumen, que tem em sua gestão: diretoria, conselho fiscal e conselho deliberativo, cujas presidências estão a cargo de, respectivamente, Geraldo Fernandes, Néspoli Berardinelli, Nivaldo Manea Bianchi e Edson Pelágio. A maioria dos diretores pertence à Loja Maçônica “Cavaleiros da Arte Real” que apadrinha e apoia a entidade.

Como os recursos públicos recebidos são insuficientes para manter todo o atendimento no nível desejado, a entidade recorre à participação da sociedade civil com doações mensais e/ou esporádicas, a realização de eventos beneficentes, a participação no Programa da Nota Fiscal Paulista do governo do Estado de São Paulo, a colaboração com eventos e/ou parcerias de Lojas Maçônicas, Rotary e Lions e outras formas de se aumentar a arrecadação. Também recebem doações esporádicas (dinheiro, materiais ou alimentos).

SERVIÇO

Interessados em contribuir com algum tipo de doação podem fazê-las pelo (18) 3908-1076 ou PIX (chave CNPJ 53.302.675/0001-51).

Publicidade

Veja também