Entidades representativas do comércio varejista apostam em crescimento para 2026

Acipp e Sincomércio analisam o ano de 2025 e acreditam em mais geração de empregos no setor para este ano

PRUDENTE - Cassia Motta

Data 05/02/2026
Horário 07:29
Foto: Arquivo/Maurício Delfim Fotografia/O Imparcial
Oportunidades de trabalho no comércio varejista devem melhorar a partir deste mês, estima Sincomércio
Oportunidades de trabalho no comércio varejista devem melhorar a partir deste mês, estima Sincomércio

Os dados sobre o crescimento do varejo em 2025 ainda não estão disponíveis, mas a expectativa é de 5%, informou o presidente da Acipp (Associação Comercial e de Inteligência de Presidente Prudente), Raul Audi Junior. Segundo ele, a expectativa é que esse percentual se confirme. “O varejo paulista teve um ano muito positivo em 2024, com crescimento de 9,3% e o faturamento bruto de R$ 1,42 trilhão, um recorde histórico. Já em 2025, a projeção era de um crescimento de 5% e, embora os dados sobre esse período ainda não estejam consolidados, a expectativa é que esse número se confirme. Inflação alta, juros elevados e crédito caro dificultaram o desempenho do setor. Consideramos que este seja também o cenário de Presidente Prudente”.

Para 2026, as expectativas para o varejo no Estado de São Paulo são de crescimento mais moderado. “Além dos fatores já citados, teremos o impacto negativo dos feriados em dias úteis. A Fecomercio-SP [Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo] estima que o comércio deixará de faturar cerca de R$ 17 bilhões”, ressalta Raul.

Quanto às contratações, o presidente da Acipp espera que o comércio continue gerando vagas de trabalho, seguindo a tendência positiva observada no ano passado e considerando as projeções de crescimento para o setor em 2026, ainda que moderadas. “A Acipp seguirá atuando em favor do crescimento e da sustentabilidade dos negócios. A cada ano, sentimos a importância e os bons resultados desse trabalho para o desenvolvimento do nosso varejo local”.

Sincomércio

Para o presidente do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região), Vitalino Crellis, o comércio da cidade superou as vendas em 2025. “Em conversa com lojistas e funcionários, o comércio local superou as vendas no ano passado, principalmente nos meses de outubro, novembro e dezembro, levando em consideração as datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e ano-novo. Além disso, as ofertas e descontos no mês de novembro, com a Black Friday, teve grande demanda nas vendas em lojas de eletrodomésticos e móveis”.

Para 2026, o Sincomércio acredita em crescimento para o setor. “O governo do Estado de São Paulo publicou o decreto que dispõe sobre a possibilidade dos contribuintes que exercem a atividade de comércio varejista parcelarem o ICMS devido pelas saídas [vendas] de mercadorias promovidas no mês de dezembro. A iniciativa contribui com a possibilidade de parcelamento das vendas de dezembro de 2025 para os meses de janeiro e fevereiro de 2026, facilitando os pagamentos”.

Sobre a abertura de novas oportunidades de trabalho no setor, o presidente do Sincomércio acredita que neste início de ano os lojistas devem optar pela cautela. “A tendência é que os comerciantes sejam cautelosos durante o início de 2026, principalmente agora em janeiro por conta das altas dívidas da população como IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano], IPVA [Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor], férias. As oportunidades de trabalho devem melhorar a partir deste mês de fevereiro”.

Fotos: Cedidas

Raul Audi Junior espera que comércio continue gerando vagas de trabalho, seguindo tendência positiva observada no ano passado

Vitalino Crellis acredita em crescimento para setor neste ano de 2026

Publicidade

Veja também