Entidades se reúnem para formatar campanha que visa fomentar comércio local

Foco é que a população valorize o varejo de sua cidade, seja por compra online ou presencial, ao invés de optar por lojas de alcance nacional

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 07/05/2021
Horário 17:58
Foto: Sinomar Calmona
Reunião técnica ocorreu na manhã desta sexta-feira
Reunião técnica ocorreu na manhã desta sexta-feira

Em uma reunião técnica promovida pela Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo), em parceria com a UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região) e o Codepp (Conselho de Desenvolvimento de Presidente Prudente), representantes de entidades e imprensa local compareceram à sede da Superintendência da cooperativa na manhã desta sexta-feira para captar estratégias para a ação que visa incentivar a venda no comércio local. A reunião também contou com a presença do prefeito de Prudente, Ed Thomas (PSB), e da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Atayde Setti.
Além da UEPP e Codepp, também estiveram presentes representantes da Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), Sinhores (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Presidente Prudente), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Ciesp/Fiesp (Centro e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
Após uma longa conversa, ficou pré-estabelecido que a ação será voltada ao mote “Eu coopero com o comércio local”, em que cada cidade do oeste paulista poderá adequar o seu nome à campanha. O foco é que a população valorize o comércio de sua cidade, seja por compra online ou presencial, ao invés de optar por lojas de alcance nacional. 
Conforme o presidente da Sicredi Rio Paraná PR/SP, Jorge Guedes, a idealização surgiu após a necessidade ter sido abordada na última reunião mensal do Codepp e, diante da experiência da cooperativa, que já desenvolveu campanha similar nos Estados de São Paulo e Paraná, foi apresentado protótipo que poderá ser veiculado em redes sociais e imprensa.

Fomentas a região

O presidente do Codepp, Marco Goulart, salientou que o propósito é fomentar o oeste paulista. “Ao sentir a dor cada um, é possível mudarmos esse cenário, pois nossa economia também envolve indústria, serviços e comércio, por isso, a campanha visa atender a todos”, destaca.
Ao lado dos diretores da UEPP, Marcelo Fristchy e Gabriel Coquemala, o presidente, Renato Mungo, alertou que os pequenos empreendedores são os maiores prejudicados na pandemia. “A campanha também visa estimular o empresário que atualmente encontra-se desanimado, sendo que muitos já perderam a expectativa do seu negócio, então, um dos objetivos é encontrar ferramentas e capacitar o microempreendedor ao mundo digital”, explica.
O gerente regional do Sebrae, José Carlos Cavalcante, por sua vez, informa que o potencial de consumo de Prudente é de R$ 6,2 milhões por ano, mas com a atual crise, 39% dos pequenos negócios não conseguiram realizar venda online, pois há uma grande dificuldade em realizar uma divulgação profissional. Por outro lado, para quem soube administrar, lojas virtuais aumentaram o faturamento, já que o comportamento do cliente mudou na pandemia. 
Em sua palavra, Ed Thomas destacou o orgulho que cada prudentino deve ter por Prudente e o destaque do município na região. “O nosso comércio recebe 40 municípios todos os dias, mas isso é pouco explorado”, disse. Ao final, colocou a Prefeitura à disposição e garantiu que pedirá o apoio da Câmara Municipal em busca de apoio para mais ideias.

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