Entre 11 e 15 de maio, Ipem faz verificação de taxímetros em PP

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 08/05/2015
Horário 09:35
 

Todos os taxistas de Presidente Prudente deverão passar, entre os dias 11 e 15 de maio, pela verificação periódica anual de taxímetro. Realizada pelo Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), o ponto de partida da ação será, das 8h às 11h, na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 4.580, Jardim Bongiovani.

A ação também visa aferir a mudança de tarifa nos veículos, determinada pela prefeitura, para garantir que o consumidor não pague mais caro pela corrida. Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm 10 dias para apresentar defesa ao órgão. As multas podem variar de R$ 500 a R$ 5 mil, dobrando na reincidência.

O taxista deve agendar o horário de atendimento pelo site do Ipem (www.ipem.sp.gov.br) e emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação. Sem a quitação da taxa e o agendamento on-line, a verificação não será realizada.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3233-3011 ou 3222-9275, além de pessoalmente na sede da Delegacia de Ação Regional do instituto em Presidente Prudente, localizada à Avenida Coronel José Soares Marcondes, 1.632. 

 

SAIBA MAIS

FIQUE DE OLHO

Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo Ipem, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia ) com a frase "Verificado até 2016". Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta. O valor da bandeira é estabelecido pela prefeitura de cada município, mas é importante estar atento ao horário em que as bandeiras "1" e "2" podem ser utilizadas, para não pagar mais caro pela corrida. O consumidor que notar irregularidades ou tiver dúvidas pode realizar denúncia na Ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800 013 0522 ou pelo e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS


- Alvará de estacionamento fornecido pela prefeitura;

- Certificado de propriedade do veículo;

- Certificado de verificação do Ipem-SP, referente ao exercício de 2014;

- GRU quitada;

- Comprovante de endereço;

- Guia de serviço fornecida por oficina credenciada pelo Ipem-SP.

Fonte: Ipem-SP

 
Publicidade

Veja também