Entrega de prêmios marca encerramento de programa

6º Concurso de Desenho teve o tema “Entretenimento familiar em tempos de tecnologias acessíveis”; 30 melhores foram escolhidos

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 11/12/2018
Horário 07:12
Marcio Oliveira - Pais e professores acompanharam a entrega dos prêmios aos vencedores
Marcio Oliveira - Pais e professores acompanharam a entrega dos prêmios aos vencedores

A noite de ontem foi marcada pelo fechamento de um ciclo, caracterizado pela celebração, agradecimentos e também entrega de prêmios. O 6º Concurso de Desenho, do programa socioeducativo O Imparcial na Escola, elegeu seus 30 melhores trabalhos, desenvolvido em 29 escolas de Presidente Prudente ao longo do ano. Divido em três categorias, os três primeiros ainda receberam premiação especial, além de certificados. Alunos, professores, gestores, pais, parceiros e representantes públicos se reuniram no Ceforppe (Centro de Formação Permanente de Profissionais da Educação), para que o evento fosse registrado.

Mas para chegar até aqui, houve muito trabalho desenvolvido durante o ano. Diferente do ano passado, em 2018 foram 29 escolas participantes do efetivo, e não 30. Mas isso não impediu que o número de inscrições aumentasse. Com aproximadamente mil a mais, desta vez, a coordenadora do projeto pela Seduc (Secretaria Municipal de Educação), Vânia Kelen Belão Vágula, detalha que foram 8.320 pré-inscrições. “Destes, 536 foram escolhidos dentro das três categorias e, logo em sequência, uma avaliação minuciosa elegeu os 30 melhores desenhos”, explica.

À reportagem, Vânia argumenta que o aumento se caracteriza pelo envolvimento das escolas com o projeto e as crianças. O que, para ela, ainda fortalece a importância do programa, que é ajudar a desenvolver e reconhecer a habilidade dos alunos. “É uma forma deles se expressarem, colocarem as ideias e dar voz por meio do desenho. E com essa voz, eles conseguem analisar uma realidade e ter espaço, é uma maneira de dar espaço a eles”, completa.

E aqueles que melhor se expressaram garantiram uma premiação especial. Sob o tema “Entretenimento familiar em tempos de tecnologias acessíveis”, os 30 escolhidos garantiram ontem um quadro da ArtGesso São Francisco, bem como um certificado. “Além disso, os nove vencedores, três em cada categoria [veja tabela], foram premiados com um kit de pintura, também da ArtGesso, além de um voucher day com um acompanhante para o Terra Parque Eco Resort”, declara Vânia. Ambas as empresas têm sido parceiras do programa.

Programa esse que chega ao sexto ano, em uma parceria desenvolvida entre o jornal O Imparcial e a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Seduc. E como um dos representantes deste diário, durante o evento, o editor-executivo Leandro Nigre comentou sobre o esforço que foi feito por toda a comunidade escolar, para que o trabalho pudesse ser desenvolvido. Ao encerrar mais um ano, ele lembra dos cerca de 75 mil exemplares do jornal que já foram entregues às crianças, em meio aos anos de atuação.

“É uma forma de coroar o trabalho desenvolvido, colher os resultados dessa sensibilidade, desse senso crítico visto nas produções, que foram baseadas em notícias feitas por jornalistas reais e consumidas por crianças que talvez não teriam acesso a esse material”, pontua Leandro.

SAIBA MAIS

As categorias foram dividas em três cenários, sendo elas: Grupo 1 - alunos de primeiro ao terceiro ano/ Grupo 2 – alunos do quarto e quinto ano; e o Grupo 3 - com alunos do AEE (Atendimento Educacional Especializado), que é a educação especial.

 

VENCEDORES        
Aluno Escola Categoria Professor Idade
Laura Vitória Cardoso Canela EM Profª Alayde Tortorella Faria Motta Grupo 1 Janice Santos Domingos 7 anos
Lara Fernanda dos Santos Silva EM Profª Catarina Martins Artero Grupo 1 Cristiane Marra 7 anos
Maria Clara de Lima Brito EM Cel José Soares Marcondes Grupo 1 Michelle Tabarini Antonio 9 anos
Kathllen Vitória Cardoso Cuellar EM Pioneira Ludovica Ligabo Rodrigues Grupo 2 Lívia Lebedenco Kitagawa 11 anos
Sthefanie Dias Melchior EM João Sebastião Lisboa Grupo 2 Rutiney Tavares Siqueira Soares 9 anos
Gabriel Vitor Barone de Paula EM Odette Duarte da Costa Grupo 2 Luciane Andrade de Oliveira Farah 11 anos
Gabriela Spolador Colnago EM José Carlos João Grupo 3 Luciana Ferraz 11 anos
Henry Gustavo Suarez Nicácio EM Dr. João Franco de Godoy Grupo 3 Matheus Augusto Mendes Amparo 9 anos
Carlos Eduardo Chavier Linhares EM Antonio Moreira Lima Grupo 3 Marlene Gonçalves Cavalheiro 10 anos
Fonte: Comissão organizadora        
Publicidade

Veja também