Entrevista com Marcel Cucielo, treinador de CrossFit 

Jair Rodrigues Garcia Júnior

Foto: Cedida
Professor Marcel e esposa Bruna Pivotto Cucielo, Superintendente Comercial
Professor Marcel e esposa Bruna Pivotto Cucielo, Superintendente Comercial

Sobre sua formação
Sou graduado em Educação Física pela Universidade São Judas em São Paulo (2004) e fiz especialização em Coordenação de Academia pela Fitness Mais Escola de Excelência em Educação Física.
 
Quais cursos realizou para trabalhar com CrossFit?
Fiz curso de Treinamento Funcional e Core 360, em 2009, e curso de introdução a metodologia CrossFit, em 2011, quando comecei a atuar. Em 2014 fiz o Curso CrossFit Nível 1 em Brasilia, que me permitiu trabalhar com CrossFit e abrir meu box, o CrossFit City Wolves, em São Paulo. Nos últimos anos fiz outros cursos da CrossFit: Scaling (adaptações de exercícios), Programming, Lesson Planning, Apot the Fall, Treinamento para grávidas, Levantamento de Peso Olímpico e Coaching. Atualmente sou treinador CrossFit Nível 3 e em preparação para a prova do Nível 4.

Qual é o objetivo do Crossfit e qual o diferencial para outros treinamentos?
O principal objetivo é preparar os praticantes para serem capazes de realizar qualquer tarefa em amplo domínio de tempo e modalidade, aplicando a capacidade de trabalho. As tarefas podem ser de casa, do trabalho ou no esporte, com segurança, eficiência e eficácia, e também conseguir manter as capacidades ao longo da vida. Não importa a idade, as necessidades físicas são as mesmas, diferindo apenas a intensidade. Penso que essa visão sobre condicionamento físico é o que diferencia o CrossFit das outras modalidades.

Pessoa de qualquer idade, peso corporal e condição física podem praticar CrossFit?
Sim, pessoas de qualquer idade, peso corporal ou forma física podem e devem treinar CrossFit. Todos os treinos são adaptáveis ao nível atual de condicionamento e necessidade do aluno. O coach adapta individualmente os movimentos, amplitudes e volume de treino para que os alunos se mantenham dentro do estimulo pretendido, o que garante a segurança e eficácia para todos.

O CrossFit é seguro para quem está começando? Qual é a importância do treinador de CrossFit?
O CrossFit e definido por: movimentos funcionais e variados realizados em alta intensidade. Porém, antes de colocar intensidade deve ser considerada a tríade de mecânica, consistência e intensidade. Primeiro é ensinado o movimento (mecânica), depois o coach verifica se o aluno adquiriu a consistência, para depois colocar a intensidade. Isso garante a segurança do aluno e obtenção de resultados. O treinador de CrossFit é essencial, pois, alinhado com a metodologia, garante que essa tríade seja aplicada de forma correta e segura.

Pensa-se que CrossFit é apenas para atletas? Qual o perfil real da maioria dos praticantes?
Na metodologia se diz que, se você é capaz de realizar treinos com intensidade você é um atleta. Porém, isso não significa que todos os alunos se tornarão ou treinarão como atletas. A maioria dos alunos procura o CrossFit para melhorar a saúde e o condicionamento físico, ou seja, a maior proporção dos praticantes é de pessoas comuns, enquanto a proporção de atletas é pequena.

Existe adaptação de exercícios no CrossFit? É comum?
Todos os treinos de CrossFit podem ser adaptados, sendo muito comum isso acontecer. Os treinos no box são programados para os alunos mais avançados, mas são sempre realizadas as adaptações necessárias para os alunos iniciantes. As adaptações podem acontecer por motivos como: alunos novos que ainda não dominam o movimento ou não tem condicionamento para fazer conforme prescrito, alunos masters, alunos com lesões. Tudo é adaptável ao nível de domínio dos movimentos e à condição física atual do aluno. 

O senso de comunidade parece ser muito forte no Crossfit? Como isso acontece no box? 
A comunidade é o ponto forte de qualquer box de CrossFit. Há estudos que comprovam que pessoas que “sofrem” juntas têm sensibilidade e empatia maiores com o próximo. Isso é o que torna a comunidade do CrossFit tão unida e forte. Isso não é comum em muitas modalidades. Na CrossFit City Wolves um dos nossos valores é a UNIÃO. Dizemos que ninguém fica para trás, não apenas dentro do box mas também fora dele, por isso vemos grandes amizades e até famílias se formarem dentro da nossa comunidade. 
Quando estiverem em São Paulo, venham no visitar na Vila da Saúde. @crossfitcitywolves



Professor Marcel, esposa Bruna e os filhos Leonardo (15 anos) e Manuela (8 anos)

Publicidade

Veja também