Envolvidos na Expo Prudente falam sobre 74 anos da feira

Diversas mudanças ocorreram ao longo do período no evento, que ficou, inclusive, um tempo, sem ser realizado; preparativos seguem a todo vapor para o mês de aniversário da cidade

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 19/02/2017
Horário 11:16
 

 

Nesta segunda-feira, dia 20, completam-se 74 anos da 1ª Exposição de Animais de Presidente Prudente. E dentro do contexto do centenário da cidade, envolvidos direta ou indiretamente deste evento falam sobre a importância do mesmo. A feira mudou bastante ao longo dos anos, ficou um tempo sem ser realizada. E houve ainda o período de transição, em que o Recinto Jacob Tosello foi repassado pelo Estado ao município.

De acordo com Francelino de Souza Magalhães, titular da Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente), os preparativos da 54ª edição começaram cedo, para ser realizada em setembro, mês de aniversário dos 100 anos da cidade.

Segundo ele, na primeira reunião, no início desta semana, contaram com a presença do pessoal da Cia. de Rodeio Verde Amarelo, Núcleo de Criadores Nelore, várias pastas municipais, dentre outros colaboradores, assim como a Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento).

Jornal O Imparcial Dr. Fernando Costa, Dr. Quinêu Correia e Dr. Gabriel Lessa

O secretário mencionou que já estiveram olhando o recinto, a associação sinalizou algumas melhorias, qual Rodnei Rena Rodrigues, o Nei Rena, titular da Sosp (Secretaria de Obras e Serviços Públicos), já ficou de analisar para iniciar os trabalhos, dentre outras ações.

Conforme o titular, os organizadores desejam - englobando outras instituições, como a UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente), Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), Sindicato Rural, Câmara Municipal, dentre outros - fazer com que este evento seja mais grandioso do que já é. Ou seja, Francelino enfatiza que neste ano, querem ampliar mais a Expo lançando convites a outras empresas, como churrascarias, choperias. Trazer shows de outros gêneros, como rock, e seresteiros.

"Queremos abrir o leque de opções para todos os públicos. Volto os olhos para o passado e vejo os pioneiros, principalmente da pecuária, que sempre estiveram à frente do evento, empresas, comércio, que fizeram a cidade crescer. Mais para frente queremos visitar outros recintos, como de Ourinhos , Londrina para ver os moldes das exposições que realizam. De que forma as associações se organizam...", demonstra entusiasmado o secretário.

 

União

Para o presidente do Sindicato Rural de Presidente Prudente, Carlos Roberto Biancardi, a feira sempre foi e ainda é muito importante para o setor. Segundo ele, em tempos passados, até mais que hoje, no sentido de uma repercussão maior na evolução da agropecuária, como na reprodução de reprodutores, de matrizes. "Para que este evento seja ainda mais aquecido, é importante que a classe do agronegócio se una ainda mais nesse evento para que assim a representatividade seja reforçada. Temos uma grande feira", pontua.

 

Desde a infância!

Fábio Buchalla, presidente da Expo 2015/2016, um dos membros do Núcleo de Criadores Nelore de Presidente Prudente e região, hoje, com seus 54 anos, viu desde os 8, todas as fases da Expo, segundo ele, considerada nas décadas de 80/90, a terceira ou quarta melhor exposição do Brasil de bovinos da raça nelore e equinos quarto de milha.

Conforme Fábio, o evento passou por uma fase difícil e há dez anos, um grupo, juntamente o pecuarista Guilherme Coimbra Prata (in memorian), abraçou o evento para resgatar o espaço que sempre teve. Ele menciona que de 2015 até hoje, a Expo teve um grande salto, onde o comércio, a indústria e o setor sucroalcoleiro passaram a participar de forma mais maciça, fazendo alavancar a feira.

Ele comenta que no evento, grandes leilões acontecem, onde são vendidas quantidades expressivas de gado da raça nelore e brangus. No ano passado, os equinos quarto de milha também estiveram maciçamente, pelo Rancho Quarto de Milha, mostrando a força e versatilidade da raça.  

 

 

74 anos da 1ª Exposição regional de Animais de Presidente Prudente

 

(Texto da edição nº 372, do O Imparcial, de 28 e fevereiro de 1943)

 

No dia 20 do corrente, a cidade engalanada recebeu Sua Excelência o Interventor Fernando Costa que veio presidir a inauguração da 1ª Exposição Regional de Animais de Presidente Prudente. Na gare da Sorocabana notava-se a presenças dos Drs. Domingos Cerávolo, Prefeito Municipal; D. Antonio José dos Santos, Bispo de Assis, Dr. Francisco de Souza Nogueira, Juiz de Direito; Dr. Joaquim Ferreira, Promotor Publico; prof. Miguel Osmar Barreto, Delegado Regional de Ensino; Revdmo. José Maria Martinez Sarrion, vigário desta paróquia; Dr. Plínio Pompeu Piza, diretor do departamento de Indústria Animal; Sr. Alfeu Reveilon, diretor da Exposição; Cel. Arthur Diederichsen, representando a Sociedade Rural Brasileira; Sr. Felício Tarabay, presidente da Associação Comercial; Dr. Dalton Castilho Cabral, representado o professor Candido Mota Filho, diretor geral do DEIP; Sr. Iris Meinberg, presidente da Federação dos Criadores do Brasil Central; Dr. Cícero Campos Gurgel, diretor do Posto de Higiene; Dr. Jacinto Ferreira da Silva, vice-presidente do Aero Clube local; Dr. Hugo Andrade de Souza, advogado chefe da Divisão do Trabalho local, representando o Dr. Luiz Pereira de Campos Vergueiro, diretor geral do Departamento do Trabalho; Sr. J. Camilo de Siqueira, representado o Departamento de Educação; Sr. Assad Mattar, Coletor federal; Dr. Aristóteles Martins, diretor clínico da Santa Casa; Dr. Ruy Tavares Monteiro, Departamento Regional de Polícia; Dr. Manoel Maldonado, Delegado de Policia Adjunto, e outros elementos representativos locais.

 

Ecos da Primeira Exposição Regional de Animais de Presidente Prudente

 

Síntese da Edição nº 376, do O Imparcial, de 18 de março de 1963


 

O belíssimo espécime "Princesa", também da raça "Gir", que levantou, merecidamente, a primeira colocação entre o grande número de concorrentes procedentes das maiores fazendas criadoras de todo o Estado.

Também foi colocado em primeiro lugar, com muita justiça da parte dos peritos encarregados, o bem tratado suíno registrado com o nome de "NAPOLEÃO", da raça "DUROC-JERSEY", todos pertencentes ao Dr. Gabriel Lessa.

 
Publicidade

Veja também