Epitácio, a melhor na prevenção

Toninho Moré

COLUNA - Toninho Moré

Data 27/08/2021
Horário 03:38

Em levantamento feito pela Agência Moré, baseado em dados publicados pelo Jornal O Imparcial, até a sexta-feira da semana passada, Presidente Epitácio é a cidade com melhor aproveitamento na prevenção da Covid-19. A cidade teve 113 óbitos na pandemia, o que corresponde a 0,25% de sua população, ou uma morte a cada 393 pessoas.

DRACENA TEM PIOR DESEMPENHO 
O levantamento leva em conta as 10 cidades que tiveram maior número de mortes por Covid-19 na pandemia. Com 255 mortes e 47.043 habitantes, Dracena apresenta o índice de 0,54%, o que demonstra que no período a cidade teve a morte de uma pessoa para cada 184 habitantes. 

PRUDENTE ESTÁ EM 8º LUGAR
A maior cidade da região tem índice preocupante, 0,36%, ocupando o 8º lugar, na frente apenas de Junqueirópolis (0,41%) e Dracena (0,54%). Em Presidente Prudente, o índice representa uma morte para cada 230 habitantes. 

PRACINHA TEM MELHOR DESEMPENHO 
O município de Pracinha, com população estimada em 4.212 pessoas, tem o menor índice de mortes, 0,04%, duas apenas, o que corresponde a uma morte para 2.106. Estes números mostram a força da prevenção. A cidade que melhor previne e cuida, tem índices baixos.

SEM MORTES POR COVID
Em Presidente Venceslau, cidade que tem 24 UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) instaladas para atender Covid-19, estava até ontem há 24 dias sem mortes pela doença. O quadro de ontem na Santa Casa era de seis pessoas internadas, duas da cidade, três de Presidente Prudente e uma de Teodoro Sampaio. No índice de mortes, a cidade está em segundo lugar, atrás de Presidente Epitácio, com 0,28% de índice, um óbito para cada 357 habitantes. 

VICE-GOVERNADOR NA CIDADE
O vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, estará em Presidente Venceslau amanhã. Ele chega na hora do almoço para anunciar a inauguração da ETE Sul – Estação de Tratamento de Esgoto da região sul da cidade, fará a contratação de obras para a vicinal da Aymoré e o autorizo da reforma do prédio da Etec (Escola Técnica Estadual), antigo Cefam.

PREFEITA BÁRBARA É A ANFITRIà
A prefeita Bárbara Vilches fará a recepção ao vice-governador no campo da Cecap, onde serão feitas as cerimônias previstas. Antes de Presidente Venceslau, Rodrigo Garcia cumpre agenda em Teodoro Sampaio e Mirante do Paranapanema. 

VENCESLAU FARÁ 95 ANOS 
Presidente Venceslau faz aniversário na quinta-feira que vem, dia 2 de setembro. A vinda do vice-governador à cidade se apresenta como uma das comemorações antecipadas pela passagem do dia do município. Com a pandemia, as entidades, escolas e sociedade não tiveram tempo de preparar os festejos.

NESTA ÉPOCA DO ANO 
Sempre no final de agosto e entrada de setembro, é realizada a Faive (Feira Agropecuária e Industrial de Presidente Venceslau). A grande festa foi suspensa no ano passado e também neste ano por causa da pandemia. Nenhuma autoridade comentou ou mesmo lembrou do evento nos últimos dias. 

TRATO NAS PRAÇAS 
O setor de limpeza e cuidado das áreas verdes de Presidente Venceslau vem trabalhando forte nas praças da cidade. A do Bosque teve os bancos reformados e pintados. Agora os olhos se viram para a Praça Álvaro Coelho, conhecida como a da matriz. 

LANÇADO NO DIA 23
Foi lançado no dia 23, na Pizzaria Pizzo’s, em Presidente Venceslau, o Residencial Pedro Santiago, edifício com 20 andares e 80 apartamentos. Autoridades e convidados puderam conhecer o projeto que será erguido no prolongamento da Avenida Princesa Isabel, margem da via de acesso à Rodovia da Integração. 

NUNO RAMOS 
Na ocasião esteve presente na cerimônia o empresário e construtor Nuno Ramos, dono da Constrix. Explicou o projeto e falou sobre a satisfação em iniciar um projeto em Presidente Venceslau, cidade pela qual sempre teve consideração e admiração. “Gosto daqui e das pessoas que moram aqui. Gente educada e interessada no crescimento da cidade”, comentou.

Publicidade

Veja também