Epitácio assina contrato com empresa vencedora

Conforme Secretaria de Turismo, construtora agora tem 10 dias para montar acampamento visando operacionalização das obras

REGIÃO - ANDRÉ ESTEVES

Data 18/04/2018
Horário 08:02
Arquivo - Obras em orla serão executadas com recursos repassados pelo Dade
Arquivo - Obras em orla serão executadas com recursos repassados pelo Dade

As obras de revitalização da orla fluvial de Presidente Epitácio estão mais próximas de serem iniciadas. Na quinta-feira, a Prefeitura assinou o contato com a empresa Sanches & Aquino Construtora Limitada, de Paulicéia, vencedora do processo licitatório para a realização dos trabalhos, de acordo com convênio firmado com o Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), que garantirá o repasse de R$ 1,7 milhão para a concretização das benfeitorias. Conforme o titular da Secretaria Municipal de Turismo, Frank Celestino de Oliveira, a construtora agora tem dez dias para começar a montar o acampamento no local visando a operacionalização das obras.

 

Os serviços a serem executados seguem uma planilha orçamentária, de modo que a transferência das verbas pelo Dade ocorre por etapas, cuja conclusão deve ser comprovada pelo Executivo de Epitácio antes do repasse seguinte ser realizado. Os itens previstos para a revitalização abrangem o fechamento do Centro de Eventos com portão e gradil; iluminação decorativa em led; implantação de ciclovia e pista de caminhada; um campo de vôlei de praia; adequação da cozinha no pavilhão de eventos; e instalação de esculturas de animais de três metros, como o peixe dourado, tucano, arara, onça pintada, macaco bugio e peixe tucunaré.

Questionado, Frank não estabelece um prazo exato para a conclusão dos trabalhos, uma vez que as condições climáticas podem afetar o cronograma de obras. “Porém, o nosso objetivo é realizá-las com celeridade, pois quanto mais rápido fizermos, menos tempo levará o recebimento dos repasses”, comenta. Para o secretário, a iniciativa é uma forma de “revitalizar o turismo” daquela que é considerada uma estância turística, alavancar o fluxo de visitas e otimizar a prestação de serviços. “O turista quer vir a um lugar bonito e ser bem atendido”, pondera.

 

A orla

Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, a orla fluvial possui sete quilômetros de extensão e, atualmente, conta com banheiros; bares; pista de skate; quadra de street ball; academia ao ar livre; pista para caminhada, corrida, passeio de bicicleta; e patins, além de um anfiteatro com capacidade para 280 pessoas. Aponta que a cidade detém o título de “o pôr do sol mais bonito do Brasil”, conquistado em um concurso realizado por um programa de televisão, que concedeu a vitória a partir de uma foto do pôr do sol tirada na orla fluvial.

O píer turístico, localizado às margens do Rio Paraná, também serve como ponto de encontro para ciclistas, corredores, caminhantes, bem como casais, que vão até ali para colocar em uma estrutura de ferro com corrente um cadeado simbolizando o seu amor. “Há ainda um ancoradouro de barco e que, diariamente, é muito usado para pesca diurna e noturna”, pontua.

Publicidade

Veja também