Presidente Epitácio conquistou o 34º lugar no Ranking 2025 das Estâncias Turísticas do Estado de São Paulo, divulgado recentemente pela Secretaria Estadual de Turismo e Viagens. Em 2021, no balanço anterior do ranqueamento, o município ocupava a 67ª posição: o resultado confirma o avanço do setor, fortalecido pelo planejamento, técnica e atualização constante dos empreendimentos turísticos.
O ranking avalia infraestrutura turística, oferta de atrativos, serviços essenciais, acessibilidade, qualificações profissionais, inventário atualizado, estudos de demanda e políticas de apoio ao desenvolvimento econômico. Presidente Epitácio ocupa hoje (34º) uma posição à frente de cidades litorâneas como Ubatuba (que despencou de 1º [2021 para 69º lugar no ranking de 2025); Guarujá (35º) e Ilha Bela (última cidade ranqueada, em 78º). E ainda, a joia ribeirinha ficou à frente de municípios que são referência em turismo, como Olímpia (39º); Holambra (63º); e Aparecida (76º).
“Estamos intensificando de forma estratégica o fortalecimento da agenda de eventos de Presidente Epitácio, além da qualificação do trade e a promoção da cidade em frentes inovadoras e por meio de parcerias, o que reflete em uma integração técnica, além da presença em feiras e eventos, atualização de processos e consolidação da cidade como um destino turístico em setores como pesca, sol e praia e religioso”, aponta o secretário de Turismo e Cultura de Epitácio, André Kuba.
A listagem final será oficializada após a análise da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), responsável por avaliar a atualização do sistema de classificação das estâncias turísticas. A política de Estâncias Turísticas foi criada na década de 1940, e visa garantir às cidades com vocação turística o apoio do Estado para desenvolver estruturas, atrativos e serviços.
O Governo do Estado de São Paulo encaminhou à Alesp o projeto de lei que amplia de 70 para 78 o número de estâncias turísticas paulistas. A proposta considera o resultado dos estudos técnicos elaborados pela Setur-SP (Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo), conforme determina a Lei Complementar 1.261/2015, responsável pela classificação e revisão periódica dos municípios turísticos.
A nova configuração passa a contemplar 78 Estâncias Turísticas e 136 MITs (Municípios de Interesse Turístico), com acesso a recursos para obras de infraestrutura turística pelo Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), vinculado à pasta estadual de turismo.
Para o prefeito André Lima (Republicanos), Presidente Epitácio tem motivos para celebrar o reconhecimento, mas o trabalho para ampliar a visibilidade e a presença no mapa turístico paulista segue constante. “O compromisso da nossa gestão é desenvolver o turismo como motor do desenvolvimento, gerador de emprego e renda, e orgulho para nossa população”.