Epitácio foca na geração de emprego e renda

Apesar do cenário pandêmico, prefeita Cassia Furlan está otimista com projetos futuros no município

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 10/03/2021
Horário 06:15
Foto: AI de Epitácio 
Cassia Furlan segue o segundo mandato consecutivo
Cassia Furlan segue o segundo mandato consecutivo

A prefeita Cassia Furlan (PSDB) segue o segundo mandato consecutivo à frente do Executivo da Estância Turística de Presidente Epitácio. Com projetos voltados à geração de emprego e renda, dá continuidade aos planejamentos que já estavam programados desde o ano passado. Concomitantemente a isso, diante da batalha do município contra a pandemia da Covid-19, direciona medidas e esforços para evitar um eventual colapso na saúde municipal.
Em entrevista a O Imparcial, a prefeita aponta que um dos desafios enfrentados pela administração nos últimos meses, foi um aumento considerado “muito grande” na demanda da área da saúde na cidade durante a pandemia: “perda dos empregos, a diminuição da renda e mais munícipes utilizando o sistema de saúde”, elenca. Diante disso, Cassia lembra que foi preciso fazer uma intervenção na Santa Casa, com a instalação de novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
“Toma bastante tempo”, lamenta a prefeita. “Esse monte de decreto, abre e fecha, o que pode, o que não pode, gera preocupação nas secretarias, mas a gente não pode deixar de esquecer que existem outras coisas como a dengue”, lembra Cassia. “Epitácio tem muitas árvores, [acúmulo de] lixo, outras várias questões. E a ideia é não deixar parar recurso, obras. Então, o pessoal da engenharia, planejamento, está ativo, com bastante serviço”, afirma. Na mesma situação, lembra o que considera uma “deficiência”, que é a falta de infraestrutura na secretaria de Obras, frente a todas as necessidades dos munícipes.

Expectativas são positivas

Apesar das dificuldades enfrentadas neste período, Cassia Furlan está positiva quanto às expectativas para os próximos meses. “Assim que a população estiver avançando com a vacina e a regressão da pandemia, nosso município estará numa situação privilegiada”, expõe. Isso porque, segundo a prefeita, novos empreendimentos prometem contribuir para a oferta de emprego e geração de renda. Inclusive, está na Câmara Municipal o projeto do “Primeiro Emprego”, que dará auxílio para pessoas que nunca trabalharam, juntamente com a iniciativa privada. 
Um dos exemplos de geração de renda que já foi reportagem neste diário, é a fábrica da JBS, que ofertará 400 novos postos de trabalho só neste primeiro momento de execução das obras – investimentos de R$ 280 milhões até o final do ano. De acordo com a prefeita, houve também um aporte com a empresa Rousselot Gelatine in Brazil, de mais de R$ 100 milhões. “Nossos principais investimentos vão ser na área de geração de emprego e renda, a retomada do Porto, a compra de uma área para fazer um novo distrito industrial próximo de onde já são as empresas da JBS e a Rousselot”, explica. 
Enquanto trabalha nos novos investimentos, a Prefeitura também entregará projetos em fase de conclusão, como instalação do Centro de Hemodiálise (em fase final), e o tratamento de esgoto do Distrito do Campinal. Dos projetos retomados estão obras em algumas quadras de pavimentação, recape – paralisado por conta das chuvas, e as melhorias no Parque Municipal “O Figueiral”, como por exemplo a instalação do tobogã. “A gente acha que dá para fazer mais. O negócio é passinho na frente de passinho, não estou satisfeita, mas estamos correndo atrás”, considera a prefeita.

Publicidade

Veja também