Epitácio sedia Campeonato Brasileiro de Pesca

REGIÃO - Jefferson Martins

Data 18/11/2015
Horário 09:06
 

A Estância Turística de Presidente Epitácio promove de hoje a domingo uma série de atividades que integram a 2ª Semana Nacional de Pesca Esportiva, Aquicultura e Proteção Ambiental, incluindo a primeira edição do Campeonato Brasileiro de Pesca Amadora e Esportiva que será realizada no sábado. De acordo com a Anepe (Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva), a expectativa é que a disputa nacional atinja o número de 300 participantes. O grande campeão vai levar para casa um carro zero km (quilômetro) e um barco Levefort Marajó 19 com motor Yamaha.

O secretário de Turismo do município, Frank Zocante, vê o evento como uma grande chance de propagar o nome de Epitácio em todo o Brasil. "Todos os anos a gente realiza torneios regionais de pesca, mas nada se compara com um Brasileiro. Vamos ter pessoas do Brasil inteiro aqui", fala. Tanto que Frank espera que mais de 30 mil pessoas passem pela cidade no período. "Isso trará muitos benefícios para o comércio no geral, mas os setores hoteleiro e gastronômico devem receber os maiores benefícios", afirma.

O campeonato tem largada prevista para as 8h. Segundo divulgado no site da Anepe, as embarcações deverão buscar os seis maiores e mais pesados tucunarés, no sistema pesque e solte. Os melhores colocados garantem duas vagas na final de 2016.

 

Parceria

O secretário conta que os valores para viabilizar a competição em âmbito nacional são equivalentes ao torneio que normalmente ocorre no período, mas que só atende a região. Um dos órgãos que também contribui para a realização do campeonato é o MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) que, paralelamente à competição - que ocorrerá no reservatório da Usina Hidrelétrica Sérgio Motta - realiza uma série de atividades, como parte semana especial. Assim, estão previstas ações de capacitação profissional, treinamentos diversos, workshops e exposição de produtos.

 

Atrações

Ainda dentro da semana, na sexta-feira, haverá a eleição da Miss Oeste Paulista. Na sequência, ocorre um show com a dupla sertaneja Matheus & Kauan. No dia seguinte é a vez da de Humberto & Ronaldo subir no palco. As duas atrações têm entrada franca.

Conforme adianta a Prefeitura, "interessados em prestigiar a programação, que será realizada na parte interna e na estrutura montada em frente ao Anfiteatro Municipal João Brilhante, e pavilhão de eventos, concorrerão a diversos prêmios".

 

SERVIÇO

As inscrições para o campeonato podem ser feitas até às 12h de hoje, com pagamento somente via depósito bancário. Basta acessar o site www.anepe.org.br. A taxa é de R$ 450 por equipe. Cada embarcação poderá contar com até três pescadores.  Encerradas as incrições pela internet, é possível se registrar na disputa no local do evento. A programação completa da 2ª Semana Nacional de Pesca Esportiva, Aquicultura e Proteção Ambiental pode ser acessada no site http://www.presidenteepitacio.sp.gov.br.
Publicidade

Veja também