Equilíbrio versus radicalismo

Jair Rodrigues Garcia Júnior

Equilíbrio é a base de nossa saúde e de nossa vida. Descontando as horas de sono, é incomum que uma pessoa possa dedicar 100% de suas horas de vigília a uma única atividade. Seja no trabalho, no lazer, na dieta ou nos exercícios os exageros e radicalismos não são sustentáveis.  Na complexidade do ser humano a monotonia, o radicalismo e o exagero levam ao desequilíbrio de aspectos físicos e/ou mentais.

Limite
Quanto tempo você suporta sem respirar? No mergulho livre em apneia os atletas mergulham na maior profundidade possível “apenas com o fôlego”. Em 2020, a eslovena Alenka Artnik, 39 anos, quebrou o recorde mundial chegando a 114 m, sem auxílio de lastro para descer ou de boia para subir. Literalmente nadou para baixo e para cima com uma nadadeira no tempo total de 4 min. Enfim, um esporte radical e de alto risco. Nadar em uma piscina de 1,50 m de profundidade, aprimorar o fôlego, a coordenação motora e o condicionamento físico é mais equilibrado para as pessoas comuns.  

Margem de resistência
Qual seu limite de privação de sono? Dormir 1 ou 2 h a menos numa noite já pode causar alguns transtornos em seu dia de estudos ou trabalho. Ficar em vigília durante 24 h ou mais, com ou em o uso de estimulantes (café, pó de guaraná, energéticos, drogas), prejudica o humor, a disposição, atenção, memória, aprendizagem etc. O radicalismo de alguns estudantes em semana de provas e de adultos nas noites e madrugadas do final de semana, não contribui em nada para o equilíbrio necessário à saúde.

Tolerância
Por quantas semanas conseguiria ficar desnutrido? Reduzir o consumo de calorias e proteínas numa dieta para perda de peso ou de vitaminas numa dieta sem consumo de vegetais causa desnutrição e os efeitos danosos começam a aparecer em poucas semanas. Por isso, radicalismo na exclusão de alimentos (ex. pão, leite, carnes, doces etc) nem sempre é benéfico, a não ser que haja um propósito que vai além da alimentação. Informação e seleção correta dos alimentos são fundamentais. Até o “refrigerante excluído da entrevista” pode aparecer num copo eventualmente.

Preparação?
Qual é seu limite de treinamento diário? Ao contrário do que muitos pensam, treinar 2h ou em dois períodos todos os dias, correr 90 Km por semana etc, nem sempre proporciona ganhos. O “quanto mais, melhor” pode sim causar prejuízos, como a síndrome do overtraining. Aqui também é necessário o equilíbrio entre o desgaste do treinamento e a compensação da recuperação, com repouso e sono suficientes.

Enfim, para o exercício, dieta, sono etc, encontre o equilíbrio com a orientação de profissionais e sua própria experiência. Se alguma atividade ou comportamento está causando prejuízos às demais atividades ou sua saúde, avalie se está precisando de melhor equilíbrio.

Encontre o equilíbrio com a orientação de profissionais e sua própria experiência.

Publicidade

Veja também