Equipe da saúde de Santo Expedito promove festa junina

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 04/07/2023
Horário 04:12
Foto: Bolinha
Festa do pessoal da saúde
Festa do pessoal da saúde

Quem esteve recentemente em Santo Expedito, em visita ou mesmo para agradecer graças alcançadas, teve a honra de saber que o pessoal da saúde proporcionou uma festa junina para marcar a época. Tudo foi organizado pelos funcionários do setor e com muita animação. A saúde é um setor que está à disposição de todos os turistas que chegam na cidade e, quando das necessidades por um problema ou outros, encontram o apoio dos profissionais que até agora têm feito de tudo para zelar pelo atendimento dos que visitam Santo Expedito.

VISITA EM GRUPO
Esteve na cidade um representante dos devotos de Santo Expedito do norte do Paraná, para um levantamento de um projeto de visitas à cidade. Embora sendo de Maringá, ele, funcionário público daquele município, estava representando pessoas que sempre sonharam em visitar o santuário e rezar por Santo Expedito. Segundo ele, caso seja concretizado esse projeto, tudo indica que no próximo dia 19 um grupo de devotos deverá estar na cidade para suas devoções. Ficou admirado com o porte das obras do santuário.

COMERCIANTE
Um irapuruense, todos os dias 19, vinha a Santo Expedito para comercializar seus produtos, ou seja, calçados. Tinha desejo de comprar um bar na sua cidade e esperava a oportunidade de assim fazer, mas havia um outro interessado na negociação com prioridades, mas nunca desistiu de seu intento. Certa vez, estando em Santo Expedito, pediu para que o santo lhe ajudasse no seu desejo de ter o seu próprio negócio. Naquele dia, vendeu apenas um par de calçados e voltou para Irapuru. Demorou um pouco, mas, ao chegar em casa, pôde dar a notícia a seus familiares de que conseguiu concretizar o negócio e assim passou então a ser proprietário do bar que tanto tinha interesse.


José A. de Souza, de Presidente Prudente, comunicando à coluna que um primo que reside com ele sofreu um acidente de carro nas proximidades de Ourinhos (SP). Recebeu atendimento na região, mas os médicos asseguraram que em um mês já estaria totalmente curado, caso atendesse as orientações. Todos os seus familiares se uniram e rezaram para Santo Expedito pedindo a sua pronta recuperação. José assegurou que como foi feito um trabalho de muitas orações ele se recuperou em exatos 12 dia, o que foi considerado um milagre movido por muita fé, por honra e devoção a Santo Expedito.

MISSAS
As missas dos romeiros que acontecem todos os domingos, às 10 horas, têm atraído um grande número de pessoas, tanto da cidade, como de toda a região. Já se tem como certo de que aquela cerimônia está no roteiro e compromisso de muitos fiéis, e tem sempre todo o corpo de bancos tomados por romeiros.

Foto: Ademartsu


Missa já é compromisso

IMAGENS
No domingo em frente ao santuário, encontramos Maria de Lourdes Souza, com um pequeno, mas grande questionamento. Alegou que comprou uma imagem de Santo Expedito numa barraca comercial, onde o vendedor lhe garantiu que a imagem já havia sido benzida. Esta é uma prática dos católicos do Brasil, em que peças representativas de figuras santificadas devem ser benzidas.

IMAGENS II
Ela deixou a imagem no carro e continuou a sua caminhada pela cidade. Adentrou a loja de conveniência da paróquia e lá percebeu que as imagens eram mais definidas levantando uma indagação. Estas ela sabia que eram benzidas pelo padre Umberto e teria certeza de que se ele fosse procurado, assim faria de bom grado. E se a imagem comprada na barraca não fosse benzida? Teria o mesmo valor?

IMAGENS III
Na realidade, o fato de se benzer uma imagem apenas reforça mais o seu valor espiritual dentro da religião. Não adianta apenas o padre benzer uma imagem, sem que o fiel devote a ele toda a sua fé e respeito pelo ato. O padre benze, mas esse ato deve ser reforçado pela força do fiel.

CONSELHO
Numa situação dessa vivida por Maria de Lourdes de Souza e, para não se questionar sobre o assunto, é conveniente que a peça representativa, ou mesmo qualquer objeto de devoção, sejam adquiridos de locais que transmitam credibilidade. Caso procurado, o padre Umberto abençoa a todos os materiais sob responsabilidade da loja mantida pela igreja, ao lado do salão paroquial.

ESTUDIOSOS
Dois estudiosos, Matheus Guimarães Lima e Leandro Reginado Maximino Lelis apresentaram o   trabalho “Turismo religioso em Santo Expedito/SP: territórios e espaço”. Por ser de grande importância e para levar aos conhecimentos dos nossos leitores e devotos de Santo Expedito iremos publicá-lo nesta página.

MATHEUS GUIMARÃES
Matheus Guimarães Lima é graduado, mestre e doutor em Geografia. Desenvolve pesquisas sobre geografia urbana e geografia cultural. Tem mais de 20 artigos e trabalhos publicados em periódicos e anais de congressos nacionais e internacionais. Atualmente é professor na rede estadual de Mato Grosso do Sul.

Foto: Cedida


Matheus Guimarães Lima

ELE ASSEGURA
Segundo o doutor em Geografia, Matheus Guimarães Lima: "A tendência é que cada vez mais Santo Expedito se torne um destino de turismo religioso de relevância nacional, tendo em vista o grande número de pessoas que lhe depositam fé. Isso irá trazer desenvolvimento econômico para o município e irá fortalecer a comunidade local".

INTRODUÇÃO
A Geografia, enquanto ciência, abrange estudos relacionados ao conceito de território em suas distintas definições presentes na vasta literatura geográfica, tendo como premissa a análise e compreensão das características plurais ou singulares dos aspectos em questão. Sendo o Brasil um país cujas manifestações e práticas religiosas encontram-se enraizadas na construção da identidade nacional, não é de se estranhar que tais manifestações religiosas – por vezes materializadas em situações de sincretismo religioso – se façam visíveis no contexto espacial da religião (ITO, 2013).

ESPAÇO GEOGRÁFICO
Coriolano (2006) faz uma discussão sobre o espaço geográfico, com base nas transformações perpetradas pela atividade turística, afirmando que as eventuais transformações que possam e podem ocorrer no espaço são constantes sob a perspectiva dos fluxos criados pela globalização, apoiados no avanço das técnicas de produção, como alude Santos (2011).

SANTO EXPEDITO
Abordaremos aqui, o caso específico do município de Santo Expedito – SP. O município é o único no Brasil que leva o nome do Santo Expedito – considerado entre os praticantes da fé católica como o santo das causas urgentes – e teve sua origem diretamente atrelada à fé de seus pioneiros. A família de Arnóbio Guimarães Tenório chegou à atual localidade do município por volta do ano de 1940, oriundo do Estado do Maranhão. 

CAPELA
A versão que se conta é de que devido às escassas posses e dificuldades enfrentadas, a imagem do dito santo era objeto de devoção da família Tenório. O patriarca teria feito a promessa de que ergueria uma capela em homenagem ao Santo Expedito logo que chegasse ao Estado de São Paulo, caso conseguisse uma moradia e uma ocupação para obter o sustento de sua numerosa família. Cumprida a promessa, passou-se a chamar a localidade de “Capelinha”, nome substituído aos poucos por “Santo Expedito” em menção à imagem lá instada pelo Sr. Tenório (ITO, 2013).

FÉ EM TROVAS
Santo Expedito eu peço
Todo o dia em oração
Que junto ao Criador
Sempre nos dê proteção.
                                           (José Costa)

Publicidade

Veja também