Equipe faz leitura de roteiro do filme de 100 anos de PP

Diretor Vicentini Gomez explica que momento é para conferir, checar veracidade das datas, e se existe contradição em documentos

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 18/05/2016
Horário 10:01
 

Equipe do filme "Histórias & Estórias - cem anos - Presidente Prudente", está desde ontem no Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto para leitura do roteiro da produção que será exibida em 2017, quando a cidade chega ao seu centenário de fundação. De acordo com o ator prudentino, cineasta que dirige o filme, Vicentini Gómez, juntamente com os historiadores Jonas Soares de Souza (Museu Republicano e Museu Paulista) e Ronaldo Macedo, além da diretora e a professora responsável pela ação educativa do museu local, Valentina Terescova Romero Flores e Eliane Angélica Ruiz, respectivamente, e o secretário municipal de Cultura José Fábio Sousa Nougueira, neste momento - fundamentalmente – eles conferem, checam os elementos históricos, qual a veracidade das datas, se existe contradição, entre outros.

Jornal O Imparcial Grupo confere todo material histórico que será utilizado no filme do centenário de PP

De acordo com ele, essa etapa é de fundamental importância, pois há vários documentos, por exemplo, que trazem os mesmos dados sobre determinado fato, contudo, o verdadeiro pode estar em dois ou três. Então, ao se pensar em um filme histórico, todo cuidado com datas e números é importante, pois dependendo da fonte, pode trazer informações erradas.

Segundo o diretor, a partir dessa etapa, há os tratamentos quando termina a parte de roteirista e entra em ação a fase de direção, que vai reescrever, criar outras imagens, ou seja, uma outra concepção como o que tem de dinheiro, fazer as adaptações necessárias para estar dentro do orçamento real.

"Feito isso pegaremos todo material iconográfico que existe aqui, manchetes de jornal impresso, desde o primeiro até as edições atuais de O Imparcial, por exemplo, que interessaram para o desenvolvimento histórico. Buscaremos alguma coisa no CPDOC da Fundação Getúlio Vargas. Enfim, vasculharemos esses materiais", ressalta Vicentini.

 

A história

A partir disso começa a montagem do filme, trabalhar a parte de computação gráfica, reconstituição de algumas cenas em 3D. Vicentini explica que 80% do filme estará centrado em contar a história regressa da cidade, dos anos 50 para trás. Fatos desconhecidos da população, que se tem pouco documento e os que têm apresentam muita contradição.

"Isso porque de lá para cá existem muitos livros de história, jornais acessíveis sobre a evolução. Tirarei o máximo de didatismo do filme, para provocar quem assistir a buscar a pesquisa, os dados", salienta o diretor.

Eliane complementa que isso é importante para seu trabalho educativo no museu, pois quando falam sobre Prudente ter sido fundada em tal data, por Goulart e Marcondes, as crianças têm imagem de que eles chegaram no mesmo dia, resolveram fundar a cidade e assim nasceu Presidente Prudente.

"Então a gente trabalha de uma forma para que eles possam perceber que houve uma história para isso. Que existe uma diferença, que Goulart foi quem fundou, que fez a primeira casinha e Marcondes um empreendedor. Coisa que o filme deixará bem claro", acrescenta a professora.

 

Expectativa

Para Valentina, muitos são os prudentinos que não conhecem o museu, calcula então a história da cidade. E esse filme, além de mostrar um pouquinho do que tem o acervo do local, divulgará que Prudente tem uma história e que a mesma está guardada ali. E que ela nunca para, pois todos os dias novos documentos vão chegando. "Mostrará o quanto é importante a salvaguarda destes documentos que são úteis não só para o filme, mas para universidade, escolas, a população em geral. Vai trazer um olhar diferenciado ao nosso museu", destaca a diretora.

Para o secretário de Cultura, o filme deve dar apenas algumas pinceladas em anos anteriores a 1917, ano da fundação da cidade, para mostrar que sempre quando se chega a algum lugar já existe um conhecimento de tal região.

 

SAIBA MAIS


ENTENDA

Desde o ano passado, Vicentini e sua equipe vêm coletando depoimentos, entrevistando historiadores, museólogos, professores, especialistas de diversas áreas, digitalizando jornais, documentos e imagens, enfim, materiais relevantes à elaboração do roteiro do filme. No elenco do centenário de Prudente estarão: Marcos Caruso (coronel Francisco de Paula Goulart) e Carlos Briani (coronel José Soares Marcondes), Ana Lucia Torre e Rosi Campos.
Publicidade

Veja também