Equipes de robótica da região se preparam para torneio nacional em Brasília

Times de unidades do Sesi de Álvares Machado, Prudente e Osvaldo Cruz estão classificados para o First Lego League, que acontece de 28 de fevereiro a 2 de março

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 22/02/2024
Horário 17:42
Foto: Sesi-SP
Como parte do torneio, alunos devem também construir e programar robôs com blocos de montar
Como parte do torneio, alunos devem também construir e programar robôs com blocos de montar

O oeste paulista estará muito bem representado na etapa nacional do Torneio de Robótica FLL (First Lego League), que acontece entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março no Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília (DF). As equipes Ironbot, da Escola Sesi (Serviço Social da Indústria) de Álvares Machado; Robobio, do Sesi Furquim de Presidente Prudente; e a Eagles, do Sesi de Osvaldo Cruz estão classificadas e realizam os últimos preparativos para a viagem.

Formada apenas por meninas entre 12 e 15 anos, a equipe Ironbot passou por uma reestruturação e, após muito trabalho, chega para a competição nacional em 2024. "Este ano, fomos coroados com a tão sonhada vaga para disputar a etapa nacional do maior Festival de Robótica do Brasil. A equipe está treinando forte no projeto de inovação e programação do robô", detalha Angelo Sussumu Takeda, técnico da equipe. Uma curiosidade sobre o time é a presença de Daniela e Ana Clara Silveira Amaral, irmãs gêmeas que acabaram se aproximando ainda mais por conta da participação de ambas na equipe de robótica. “Isso acaba reforçando o lema da robótica no Sesi-SP, de que é ‘muito mais que robôs’”, afirma Angelo.

No mesmo ritmo, a Robobio segue se preparando para a etapa de Brasília. “Queremos mostrar os resultados do nosso trabalho, mas também aprender muito com as outras equipes do país, e esse contato durante a competição faz toda a diferença”, diz Maria Beatriz Ribeiro de Souza, integrante da equipe. “Acho que é o desejo de todo grupo que tenhamos um bom desempenho no Nacional, sempre com muito gracious professionalism” explica a aluna Diovana Rodrigues de Souza.

Após viver uma experiência internacional em 2023, a equipe Eagles, que foi campeã mundial em Sidney, na Austrália, vai à capital nacional depois de conquistar o primeiro lugar nas categorias Design do Robô, Desempenho do Robô e Desafio do Robô na etapa regional. “A preparação está bem intensa por parte dos alunos. Ano passado foi espetacular, chegamos até a Austrália e fomos campeões. Esse ano vamos dar o nosso melhor para continuar a fazer o trabalho bem feito e alçar voos altos”, pontua Vinícius Rossini, técnico da Eagles.

O que é a FLL?

No torneio de robótica educacional First Lego League, estudantes de 9 a 15 anos são desafiados a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. 

Para tanto, eles aplicam conceitos de STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, em português) na criação de projetos de inovação, dentro da temática da temporada. A temporada 2023/2024 vem com o tema Masterpiece para instigar os jovens a pensarem em produtos e serviços dentro do universo das artes. 

Como parte do torneio, os alunos devem também construir e programar robôs com blocos de montar (LEGO®) para cumprir missões determinadas pelo campeonato.

Gracious professionalism

A expressão citada pela integrante da Robobio é na verdade um dos princípios da FLL. Ela trata sobre a necessidade de todos os participantes compreenderem que, mesmo em um ambiente competitivo, é necessário que se mantenha o respeito e o cuidado uns com os outros. É poder aproveitar desse momento de competição para se desenvolver e superar as suas limitações, mas sempre praticando ações éticas que busquem o bem de todos.

Vagas para o Nacional

A Etapa Regional São Paulo, que aconteceu no Hotel Sesi Epitácio entre os dias 25 e 30 de novembro de 2023, reuniu 118 equipes formadas por alunos das escolas Sesi espalhadas por todo o Estado de São Paulo. Ao final das premiações, 15 equipes do Estado acabaram conquistando uma vaga para representar o Sesi-SP em Brasília. 

Formação das equipes

Ironbot
Técnico - Angelo Sussumu Takeda
Jovem Mentor - Arthur Servidoni - 3⁰ ano EM (Ensino Médio)
Ana Clara Silveira Amaral - 9⁰ ano
Daniela Silveira Amaral - 9⁰ ano
Paula Aranda Boigues - 9⁰ ano
Melina Pecorari Pontes - 1⁰ ano EM
Mariane Ayumi Hirata Trindade - 1⁰ ano EM
Bruna de Oliveira Lima - 1⁰ ano EM
Julia de Oliveira Alves - 7⁰ ano

Robobio
Técnico - Márcio Haruhiko Chidi
Mentor - André Luiz Moreno de Carvalho
Ana Júlia Aragão Durval Martins - 9º ano
Diovana Rodrigues de Souza - 9º ano 
Henrique de Freitas Sanchez - 8º ano
Maria Beatriz Ribeiro de Souza - 1º ano EM
Maria Luiza Pereira Barbaresco - 8º ano
Pedro Henrique Orosco Ginel - 1º ano EM
Lucas Bittencourt - 9º ano

Eagles
Técnico - Vinícius Machado Rossini
Jovem Mentor - Carlos Eduardo Crivelaro - 2º ano EM
Maria Eloisa de Carvalho Silva – 1º ano EM
Marya Vitoria Ibide Pirasol – 1º ano EM
Emilly Raíssa Nascimento - 1º ano EM
Sophia Basaglia Carneiro - 9º ano
Manuella Nero da Silva - 8º ano
Mateus Guerino Costa Silva - 8º ano
Gabriel Queiros Maciel - 8º ano
Tairine Oliveira Pedroso - 8º ano

Publicidade

Veja também