Escola a distância

OPINIÃO - Arlette Piai

Data 18/08/2020
Horário 04:15

A escola presencial é insubstituível. A presença do professor na sala de aula, sagrada; a convivência entre colegas socializa e o respeito às regras da escola impõe limites. Tudo isso é muito importante à formação dos educandos. E somando-se a isso, hoje, temos a grandiosidade da educação a distância. Imagine, leitor, como estariam nossas crianças e jovens nesta quarentena se não houvesse cursos e aulas on-line? A internet, nesse particular, é uma bênção. 
Cursos a distância, de qualidade, oferecem bons conteúdos, esclarecem dúvidas, proporcionam exercícios diversos, conduzem ao conhecimento e à reflexão. Aos alunos que frequentam a escola, servem como complementação e reforço. Aos que não podem frequentá-las, é a única ferramenta que possibilita ao aluno o acesso ao conhecimento e realização dos seus sonhos. 
Acompanhei um trabalhador braçal que cursou Engenharia on-line estudando nos intervalos das refeições, aos sábados, aos feriados e aos domingos e realizou seu sonho. Quando outrora, um trabalhador braçal teve oportunidade de mudar radicalmente sua vida? Hoje, todos podem ter as mesmas oportunidades: com um celular na mão, o aluno tem acesso democrático ao conhecimento. Esse tipo de ensino oferece também outras vantagens, como custo reduzido, flexibilidade de horário, desenvolvimento da autonomia e torna o aluno protagonista do seu conhecimento. 

Como estariam nossas crianças e jovens nesta quarentena se não houvesse cursos e aulas on-line?

Hoje tenho o curso de redação on-line - linguabrasileira.net - que prepara para o Enem, vestibulares e concursos. Sua concretização foi difícil: quase três anos de trabalho contínuo, desgaste, empenho, muita transpiração e gasto. Mas valeu a pena em realização profissional, porque atendo e ajudo alunos presenciais, como também os sem acesso à escola do mais longínquo sertão brasileiro, mas que realizam seus sonhos, suas aspirações. 
E o sonho do aluno é o sonho do professor. Estudar on-line significa estudar em qualquer lugar do Brasil e do mundo com disposição de aulas 24 horas por dia. Não existe espaço geográfico na educação a distância, já que essa modalidade supera barreiras na sua missão de oferecer  democratização do conhecimento como jamais ocorreu em toda a história da humanidade.


 

Publicidade

Veja também