Escola Champagnat: volta às aulas com segurança

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 07/10/2021
Horário 16:26
Sala de aula da Escola Champagnat de Presidente Prudente
Sala de aula da Escola Champagnat de Presidente Prudente

Devido à pandemia, as aulas estavam suspensas desde março de 2020, e somente em agosto começaram a retornar, com a liberação das atividades presenciais.

A Escola Champagnat, de Presidente Prudente, se adaptou para esse retorno e retomou as aulas com plena segurança, voltando de forma escalonada, conforme informou o diretor da Unidade, Gleison Gomes Pimentel. “Estamos atendendo todos os alunos que fizeram a opção do pelo presencial, respeitando o distanciamento de 1 metro de aluno para aluno”, explica.

Marca que faz parte da área de Educação Básica do Grupo Marista, a Escola Champagnat une educação básica de qualidade a preço acessível, e oferece em Presidente Prudente o ensino básico completo – da Educação Infantil ao Ensino Médio, com turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Prevenção e cuidado

Entre as ações adotadas pela escola desde o ano passado estão: disponibilizar álcool em gel 70% nas salas de aula, nos corredores e nas proximidades das saídas; desinfectar espaços de uso comum (corrimões, maçanetas, etc); realizar medição da temperatura no ingresso às unidades; aumentar o fluxo de ar e ventilação nos ambientes fechados; aumentar a frequência da limpeza dos sanitários e reduzir o número de pessoas nos banheiros.

No espaço físico das escolas, foi implantada sinalização para garantir o distanciamento social, novas entradas e saídas para diluir o fluxo de alunos e familiares e instaladas pias para higienização. Os bicos dos bebedouros e os braços das catracas também foram retirados, entre outros pequenos ajustes para garantir a segurança no retorno escolar. Outra medida importante foi a mudança nos horários das atividades presenciais para desconcentrar o fluxo de alunos na entrada, nos intervalos e na saída da escola.

De acordo com o diretor da Escola Champagnat, Gleison Gomes Pimentel, as opiniões e necessidades das famílias também estão sendo ouvidas. “O modelo presencial e online implantado visa acolher as famílias que precisam mandar seus filhos para a escola para poder trabalhar, por exemplo, e manter o modelo remoto para aquelas que preferirem ficar em casa”, esclarece.

Saúde e educação

Para assegurar a segurança de alunos, professores e colaboradores, as escolas do Grupo Marista seguem um protocolo chancelado pela Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pelo Hospital Marcelino Champagnat (HMC). O hospital integra um seleto grupo de instituições de saúde no Brasil reconhecidas pela Joint Comission International (JCI), a maior acreditação do mundo de qualidade e segurança em atendimento ao paciente, e é referência no estado no atendimento da Covid-19. Desenvolvido pela área de Educação Básica do Grupo Marista, o protocolo orienta o retorno das atividades nas 41 unidades particulares e sociais distribuídas em quatro estados e no DF. O material é um guia que reúne as principais orientações de órgãos internacionais e nacionais de referência, incluindo as demandas características da área educacional, com a chancela do time de especialistas do HMC e da Escola de Medicina da PUCPR.

 

Sobre a Escola Champagnat
Com um sistema de ensino baseado na aprendizagem criativa, a Escola Champagnat permite aos alunos vivenciarem o aprendizado de forma dinâmica, com a mão na massa e a resolução de problemas. Além de aulas diárias de inglês, também fazem parte da rotina educacional aulas com elementos da robótica e recursos da Microsoft, como o Minecraft. Saiba mais em https://escolachampagnat.com.br/

 


Gleisson Pimentel, diretor da Escola Champagnat de Presidente Prudente


Todos ajustes foram feitos para garantir a segurança no retorno escolar

Publicidade

Veja também