Escola cívico-militar

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 13/02/2024
Horário 04:44

Em ofício enviado ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o vereador Mauro Neves (Podemos), que é militar da reserva, solicita a instalação de escola cívico-militar em Presidente Prudente. 

PROJETO PAULISTA
O pedido é feito no momento que o projeto paulista para esse modelo de ensino está aprovado pela Secretaria de Estado da Educação e passa pelo aval da Casa Civil para ser encaminhado à Assembleia Legislativa.

FIM DO PROGRAMA
Em julho do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou o fim do programa federal das escolas cívico-militares, implantado no governo de seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL).

APOIO IMEDIATO
Então, o governador Tarcísio decidiu criar o programa paulista e ganhou o apoio imediato do PL na Assembleia, com a criação da Frente Parlamentar pela Implantação das Escolas Cívico-Militares no Estado de São Paulo.

CONSULTA PÚBLICA
O projeto de lei abrange escolas públicas estaduais e municipais de ensino fundamental, médio e profissionalizante. Poderão adotar o modelo as escolas que decidirem por consulta pública com alunos, professores e pais.

ENSINO E APRENDIZAGEM
A proposta é trabalhada com o compromisso de oferecer melhorias nos processos de ensino e de aprendizagem, visando combater a repetência, evasão escolar e violência, promovendo respeito e paz.

EDUCAÇÃO E SEGURANÇA
São previstos na gestão os envolvimentos da Secretaria de Estado da Educação e Secretaria Estadual de Segurança Pública, sendo que nas parcerias com as prefeituras haverá a participação das secretarias municipais da Educação.

POLICIAIS MILITARES
Atividades extracurriculares serão conduzidas por policiais militares da reserva, na condição de monitores e na função de coordenadores; e terão que passar por processo seletivo.

PONTOS DESTACADOS
Dentre os argumentos de quem apoia esse modelo, estão o aumento de 20% no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), redução da evasão escolar, da repetência e da violência; e aumento do aluno no ano escolar de sua idade. 

APOIO AO PARAESPORTO
Através de requerimento, aprovado pelos 13 vereadores, Douglas Kato (PT) congratula-se com a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), na pessoa do diretor geral Augusto César de Oliveira Lima, pelo apoio ao paradesporto em Prudente.

APOP E PARCEIROS
O apoio é dado à Apop (Associação Paradesportiva do Oeste Paulista), que disputa competições em parceria com a Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente) e o Centro Paralímpico Brasileiro, através de sua representação local

VALE PARA TUDO
Sabedoria popular que vale para a vida, para a política e, enfim, para tudo: todo mundo gosta de ver briga, mas não gosta do briguento. Ampliando a reflexão e sem recado para ninguém: nem tudo que brilha é ouro; e nem tudo que balança cai.  

Publicidade

Veja também