Escola de goleiros inova na formação dos atletas

Em atividade desde 2011, a escola, que funciona sob o comando do ex-goleiro profissional Evander Ramos, de 33 anos, já teve em seu quadro de alunos cerca de 60 garotos.

Esportes - Jean Ramalho

Data 02/09/2013
Horário 08:44
 

Como disse o escritor Nelson Rodrigues em uma de suas crônicas "um atacante, um médio e mesmo um zagueiro podem falhar, só o arqueiro tem de ser infalível". Por este motivo, a profissão de goleiro se tornou uma das mais questionadas dentro do contexto do futebol, exigindo dos clubes, ou até mesmo das escolinhas, maior atenção na formação dos atletas que atuam nessa posição. Os treinos demandam, entre outras coisas, o aprofundamento na ciência esportiva e na análise estatística dos resultados obtidos. Um exemplo deste trabalho é desenvolvido na Escola de Goleiros Fechando a Meta, de Regente Feijó, que sediou na manhã de ontem, o 2º Dia do Desafio de Goleiros.

Em atividade desde 2011, a escola, que funciona sob o comando do ex-goleiro profissional Evander Ramos, de 33 anos, já teve em seu quadro de alunos cerca de 60 garotos. Atualmente o projeto atende 22 atletas, com idade superior a sete anos. Mesmo com pouco mais de dois anos de fundação, a escola já começa colher os frutos do trabalho desenvolvido, com o goleiro Sidney, de 14 anos, que agora atua nas categorias de base do Red Bull Brasil, além de outros três jogadores que passam por monitoramento no São Paulo.

Na atividade de ontem, realizada no Estádio Doutor Mário Marcondes dos Reis, oito goleiros integrantes do projeto encararam o desafio, que consistiu basicamente no aprofundamento dos fundamentos que são empregados no cotidiano da escola. A ação foi dividida em três etapas, que priorizaram inicialmente as cobranças de pênaltis. Logo após o professor comandou uma atividade de gol a gol reduzido, seguida por um treino de reposição de bola, um dos fundamentos mais cobrados atualmente dos defensores.

"Essa atividade tem a função de fazer com que nossos alunos tenham uma noção da situação técnica deles. Então trabalhamos as cobranças das penalidades, para que eles exercitem o chute. Já no gol a gol, o treino prioriza o chute rasteiro, a quebrada, a pegada, a queda angulada, enfim, fundamentos importantes na iniciação do atleta", pontua o treinador.

 

Pequena área

Sob a supervisão da Comissão Municipal de Esportes (CME), de Regente Feijó, a Escola de Goleiros Fechando a Meta é considerada pioneira no trabalho com goleiros no Oeste Paulista, como afirma Evander Ramos. Os treinamentos são elaborados com o objetivo de capacitar e melhorar as habilidades dos atletas, através de exercícios físicos e técnicos, visando não apenas a formação de atletas de alto rendimento, mas principalmente na formação do cidadão de bem.

 

SERVIÇO

VAGAS ABERTAS

Os interessados em ingressar na Escola Fechando a Meta podem se inscrever na sede da CME, localizada no Ginásio de Esportes Orestes Vieira, na Avenida Clemente Pereira, 09, no Centro. O atleta deve ir munido de RG e uma foto 3x4, além de um laudo médico que ateste sua aptidão física para a prática de exercícios. O projeto é totalmente gratuito e aberto para crianças com idade acima de sete anos.

Publicidade

Veja também