Escola de PP incentiva consumo de verduras

A oficina de Educação Ambiental Horta Escolar tem despertado o interesse de 120 alunos, entre 7 e 10 anos, da Ivo Garrido

PRUDENTE - Stephanie Fonseca

Data 22/04/2014
Horário 09:30
 

A oficina de Educação Ambiental Horta Escolar tem despertado o interesse ao cultivo e consumo de verduras em 120 alunos, entre 7 e 10 anos, da Escola Municipal Professor Ivo Garrido, em Presidente Prudente. A atividade faz parte do programa Cidadescola e ocorre na instituição há cerca de dois anos. As folhas são utilizadas na alimentação dos estudantes. De acordo com Elen Cristian Silva, professora comunitária, a área de plantio tem cerca de 200 metros quadrados (m²) e conta com a assistência da comunidade.

Alface, rúcula, almeirão, coentro, cebolinha e alface se desenvolvem pelos cuidados das crianças. Lúcia Helena da Silva Santos, professora oficineira, relata que duas vezes por semana os estudantes vão até o espaço e realizam os cuidados necessários. "Mas, como estamos aqui todos os dias, sempre peço a um aluno que vá aguar as verduras", comenta Santos. Ainda segundo a professora, a prática é um incentivo ao consumo de alimentos saudáveis. "As crianças comiam muita bolacha e não gostavam de verduras. Agora é notável que eles adquiriram o hábito de comer verdura", afirma.

Os participantes da oficina resumem a atividade em uma palavra: "legal". A estudante Beatriz Regina Penha Ferreira, 7 anos, comenta que acha "gostoso cuidar das verduras". "A gente planta, cuida, molha e come". Assim como as alunas Estela Cavalcante Oishi, 7 anos, e Maria Clara Rosa Gomes, 7 anos, que acrescentam o fato de a prática ser "divertida".

 

Diferenciação


Além das oficinas ligadas ao Cidadescola, a instituição trabalha com um projeto interdisciplinar que visa ao conhecimento por meio de pesquisas em jornal e internet. Com 25 alunos, o quinto ano do ensino fundamental conhece toda a estrutura do impresso e é direcionado para aprofundar as informações contidas no veículo. A professora Adriana Falconi Asencio explica que em cada aula indica um material diferente. "Recentemente veio um encarte com preços de ovos de Páscoa e pedi que pesquisassem e comparassem preços nas cidades maiores e menores", expõe. "Mas fazemos outras atividades diferentes, como recortar a previsão do tempo todos os dias para que depois possamos montar um gráfico e então trabalhar a área de Matemática", exemplifica Asencio.

Os alunos apoiam a prática. "Com a pesquisa, a gente vê mais coisas e consegue aprender mais", diz Letícia Queiroga Pelagio, 10 anos. "O jornal e a internet nos transmitem muitas informações", completa. Já Anthony Augusto Pereira Bispo, 10 anos, acrescenta que "é importante ler para saber o que acontece e o que pode acontecer na cidade e em outros lugares".
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