Escola desenvolve horta com irrigação automática

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 08/12/2016
Horário 08:37


O sonho de docentes e alunos da Escola Estadual de Ensino Integral Professor Joel Antônio de Lima Genésio, em Presidente Prudente, sempre foi desenvolver uma horta dentro da unidade, no entanto, em tentativas anteriores, o projeto era descontinuado por conta das férias escolares. Agora, eles encontraram uma solução definitiva: graças a uma parceria com um grupo de colaboradores da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), implantaram uma horta que conta com um sistema automático de irrigação. De acordo com as coordenadoras do projeto, as professoras Renata Aparecida Braga e Franciely Torres, trata-se de uma ferramenta de gotejamento com temporizador que mantém as hortaliças regadas duas vezes por dia durante dez minutos.

Jornal O Imparcial Horta foi desenvolvida por alunos da escola Joel, em PP

Tudo começou no início deste semestre, quando 38 anos dos oitavos e nonos anos, que fizeram adesão à disciplina eletiva de Ecoturismo, resolveram montar uma horta. Segundo as professoras, a ideia foi impulsionada pelo interesse do docente Alexandre Godinho Bertoncello e quatro estudantes do curso de Agronegócio da Unoeste, que procuraram a unidade para desenvolver um projeto teórico e prático com a finalidade de viabilizar a horta, que tem a irrigação automática como diferencial. "A partir de outubro, eles iniciaram a formação necessária para a implantação da estrutura, orientando os alunos acerca da montagem e plantio", aponta.

A seguir, as crianças votaram em quais hortaliças deveriam ser incluídas na horta e a escola levantou o material para a instalação. Entre os vegetais, estão alface, rúcula, cebolinha, almeirão e coentro. As professoras denotam que, ao estarem prontas para o consumo, as hortaliças serão colhidas e utilizadas para a merenda da escola ou levadas pelos alunos para casa, ao passo que outras novas serão plantadas.

A estudante do oitavo ano, Maria Alice Fatala da Silva, 13 anos, conta que foi ótimo participar deste projeto. "Os meninos vieram até aqui e nos explicaram sobre a horta, como moldá-la e fazer o plantio e, ao final, colocamos as mãos na terra. A vantagem é que agora o próprio sistema faz a irrigação. Isso é muito bom, já que logo entramos de férias. Eu amei o resultado e achei muito interessante a ferramenta com temporizador", avalia. Também aluna do oitavo ano, Lorrayne de Souza Araújo, 13 anos, afirma que teve a oportunidade de aprender mais sobre as hortaliças e como montar uma estrutura para elas. "Há também a diferença de que se trata de uma horta vertical, onde os vegetais são plantados dentro de canos", pontua.

 

Parceiros


O docente responsável pela implantação do sistema automatizado, Alexandre Godinho Bertoncello, explicou que a ideia partiu de um projeto de quatro alunos da disciplina de Empreendedorismo, que resolveram implantá-lo no terceiro setor por não apresentar viabilidade econômica. "Como a escola Joel topou a parceria, todos foram para lá de forma 100% voluntária", comenta. Para ele, o mais legal é o envolvimento dos estudantes, tanto universitários quanto locais, acerca das discussões sobre o que plantar: de um lado, a questão técnica, do outro, o que os alunos gostariam de comer no almoço. Participaram com ele os alunos Eduardo Cândido Duarte, João Luiz Mauri, Hector Henriques Fernandes e Murilo Couto Alves.

 
Publicidade

Veja também