Escola Municipal de Artes comemora sucesso do Festival de Música

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 09/07/2016
Horário 10:06
 

Organização comemora sucesso do 3º Festival de Música de Presidente Prudente, que começou no dia 4, encerrando neste sábado, com apresentação da Orquestra Sinfônica do 3º Festival de Música, sob a regência do professor André Sanches. Durante a semana, instrumentistas, regentes, educadores, intérpretes e estudantes, que se dedicam ao estudo da música, foram contemplados com uma programação gratuita composta por oficinas e concertos musicais.

O evento é uma realização do governo de Presidente Prudente, por meio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura) e Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes.

Pelo segundo ano participando do evento, Anor Luciano Júnior, professor de trompete e Banda Sinfônica, doutorando em Educação Musical pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), ressalta que nesse momento em que a crise tem afetado todos os setores, ver o envolvimento dos organizadores e professores se desdobrando para promover um evento tão especial é motivo de orgulho.

Segundo ele, "Isso é um Brasil que dá certo!". "E se nos envergonhamos dos atos de alguns, com esses projetos sentimos orgulho de ser brasileiro", pontua o professor.

Para ele, este é um dos únicos eventos do país que dá a condição da participação de bandas sinfônicas. "Apesar de não ser um tipo de festival tão popular no Brasil, como outros que são evidenciados, o público gosta. O que falta é permitir acesso para que todos possam apreciar, a prática de repertório original e transcrita para a formação em nível de excelência tanto de profissionais, quanto de aprendizes", destaca o doutorando, enaltecendo a demanda grande de talentos na região.

Se para o professor foi um prazer participar da semana de música, para a jovem pianista da Orquestra e Banda Sinfônica do festival, Letícia Felitto Laursen, 17 anos, foi uma honra ainda maior, pois apesar de dez anos de estudos, se formou no ano passado. "Foram dias muito produtivos! Pude conhecer e ter contato com novos talentos. Fiquei lisonjeada em estar com professores renomados no cenário nacional, os quais me proporcionaram conhecimentos que levarei para o resto de minha vida!", exclama a jovem.

 

Festival


Conforme Liliane Junqueira Felippe de Andrade, diretora-administrativa da Escola Municipal de Artes, as pessoas saíram encantadas das aparesentações durante toda a semana. "Em um dos dias, tivemos na plateia uma médica de São Paulo, que ao final veio até nós agradecer e dizer o quanto estava felizem por um momento sentir que estava em um concerto em um dos grandes teatros de São Paulo. Ou seja, ela quis dizer que não deixamos nada a desejar tanto quanto local, quanto aos talentosos profissionais que tivemos em palco", enfatiza a coordenadora.

 

O que ocorreu

Durante o festival teve concertos musicais variados do erudito à MPB (Música Popular Brasileira) e ao jazz passando por coral, Grupo de Referência do Projeto Guri e Orquestra Sinfônica. Além do corpo docente da escola, cursos e oficinas foram ministrados por professores, renomados no cenário nacional, como Rafael Leme de Ribeirão Preto (saxofone); professor Dr. Anor Luciano Júnior de Belo Horizonte/MG (trompete e Banda Sinfônica); Wilson Dias de Campinas (trombone); professor Dr. Cesar Traldi de Uberlândia-MG (percussão); professor Dr. André Luís Micheletti de Ribeirão Preto (violoncelo); Leandro Cândido de Oliveira (flauta), André Sanches (violino e Regência de Orquestra) e Thelma Chan, de São Paulo (prática coral); Luis Carlos Morales Sanches (piano) e João Geraldo Domingues Alves de Tatuí (clarinete).
Publicidade

Veja também