Escola que usa método montessoriano passa a compor sistema municipal de ensino em Prudente

Escola Jardim Montessoriano, localizada no Jardim Marupiara, agora está jurisdicionada à Seduc e fica autorizada a atender crianças de 0 a 5 anos nas modalidades creche e pré-escola

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 04/01/2024
Horário 14:35
Foto: Escola Jardim Montessoriano
Escola Jardim Montessoriano foi inaugurada em 2021 em Prudente
Escola Jardim Montessoriano foi inaugurada em 2021 em Prudente

A Escola Jardim Montessoriano, localizada no Jardim Marupiara, em Presidente Prudente, passou a compor o sistema municipal de ensino, conforme portaria publicada pela Prefeitura no Diário Oficial desta quinta-feira.

De acordo com o documento, fica autorizado o funcionamento da Escola de Educação Infantil Colégio Montessori de Presidente Prudente Ltda., localizada à Rua José Cupertino, nº 230, mantida pelo Colégio Montessori de Presidente Prudente Ltda., para o atendimento de crianças de 0 a 5 anos, nas modalidades creche e pré-escola.

A Seduc (Secretaria Municipal de Educação) aponta que fica o responsável pela escola obrigado a manter adequados o regimento escolar e o PPP (Projeto Político Pedagógico) às normas estabelecidas pelos Conselhos Nacional, Estadual e Municipal de Educação e às demais instruções relativas ao cumprimento das leis pertinentes à Educação.

"A Secretaria Municipal de Educação, à qual está jurisdicionada a escola, zelará pelo fiel cumprimento das obrigações assumidas em decorrência desta portaria e proporá, em caso de inadimplência, a cassação da presente autorização", pontua.

Método montessoriano

A Escola Jardim Montessoriano foi inaugurada em 2021 e segue o método desenvolvido pela educadora italiana Maria Montessori.

De acordo com uma das pedagogas que fundaram a instituição, Carol Mungo, o sistema parte do princípio de que a criança pode se educar sozinha quando inserida em um ambiente elaborado com adultos preparados.

"Um dos diferenciais do método é que as crianças são agrupadas de 1 a 3 anos e 3 a 6 anos e assim sucessivamente, permitindo maior interação e aprendizado. Outro ponto importante é o ensino individualizado em que cada criança aprende no seu tempo segundo seu próprio interesse", explica.

Publicidade

Veja também