Escolas estaduais incluem educação financeira no currículo de 30,7 mil estudantes da região

Proposta visa ampliar aprendizado de matemática e permitir aos alunos construir relação melhor com o dinheiro ao longo da vida

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 28/03/2024
Horário 16:26
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Disciplina permite que jovens desenvolvam hábitos saudáveis de consumo e poupança
Disciplina permite que jovens desenvolvam hábitos saudáveis de consumo e poupança

Com a mudança da matriz curricular, a Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) incluiu aulas de educação financeira no currículo das três séries do ensino médio e dos 8º e 9º anos do ensino fundamental a partir deste ano. A proposta visa ampliar o aprendizado de matemática e permitir aos estudantes construir uma relação melhor com o dinheiro ao longo da vida. Na região de Presidente Prudente, 13,1 mil estudantes estão matriculados nos 8º e 9º anos do ensino fundamental e 17,6 mil no ensino médio, totalizando 30,7 mil contemplados com a nova abordagem.

Mais de um milhão de estudantes da rede estadual têm acesso semanal às aulas, com material didático construído pela Coped (Coordenadoria Pedagógica) da Educação de SP.

“O currículo de educação financeira criado pela secretaria permite que os jovens compreendam o valor do dinheiro, desenvolvam hábitos saudáveis de consumo e poupança, e construam uma base sólida para o futuro. Na vida adulta, essa base se traduz em maior segurança e autonomia para lidar com diferentes situações financeiras, desde o planejamento de metas de curto e longo prazo até a escolha de investimentos adequados ao perfil de cada um”, diz o professor Rafael José Dombrauskas Polonio, técnico da equipe curricular de matemática da Seduc-SP.

Publicidade

Veja também