Escolas públicas da região se preparam para início do ano letivo

No oeste paulista, aproximadamente 59 mil alunos da rede estadual de ensino irão voltar às aulas no dia 2 de fevereiro; nas escolas municipais da região as datas variam

REGIÃO - CAIO GERVAZONI

Data 30/01/2022
Horário 04:15
Foto: Freepik
Protocolos sanitários são reforçados na retomada presencial das aulas
Protocolos sanitários são reforçados na retomada presencial das aulas

As escolas públicas da região de Presidente Prudente se preparam para dar início ao ano letivo de 2022. Nas escolas estaduais, de acordo com a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, cerca de 59 mil estudantes retornam às atividades no dia 2 de fevereiro, quarta-feira. “Nesta data ocorrerá uma acolhida de todos os alunos e também da equipe escolar, para promover a volta das atividades e o bem-estar geral”, relata a pasta. 
A reportagem contatou os municípios de circulação de O Imparcial, para saber como estão os preparativos para o retorno presencial das aulas, e quando o ano letivo da rede municipal deve iniciar. Em Alfredo Marcondes e Teodoro Sampaio, por exemplo, as aulas já foram retomadas nos dias 20 e 26 de janeiro, respectivamente.
Em Marcondes, 94 alunos estão matriculados na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Rosângela Lima da Silva e 130 crianças na Creche Aleide Esteves Faria. Já em Teodoro, são cerca de 2,5 mil alunos matriculados no sistema municipal de ensino. De acordo com a Secretária Municipal de Educação de Teodoro Sampaio, as escolas irão realizar atividades de acolhida dos alunos e seguirão ao longo do ano os protocolos de higienização e controle da pandemia da Covid-19. “As escolas estão equipadas com material para aferir a temperatura tanto nos ônibus como nas escolas. Na hora do intervalo, as carteiras são higienizadas também, então, estamos tentando manter o máximo destes protocolos para manter a segurança das crianças”, relata a supervisora de ensino de Teodoro Sampaio, Elizangela Loureiro Bexiga. 

Prudente

Na maior cidade do oeste paulista, a Seduc (Secretaria Municipal de Educação) anunciou a previsão do retorno presencial das aulas para o dia 7 de fevereiro. Nos dias 2, 3 e 4, os professores e as equipes se reunirão para o planejamento escolar do ano letivo. 
Segundo a assessora de secretaria da Seduc, Mara Elisa Macedo, é provável que as aulas retornem com a capacidade de 100% dos alunos. “No entanto, como ainda estamos vivendo em um cenário de pandemia, diante de orientações da Secretaria da Saúde, Vigilância Sanitária e deliberações legais, estamos prontos a atender as determinações que surgirem, seja em relação à presença parcial de alunos, aulas remotas e vacinação, considerando a experiência que adquirimos ao longo desses quase dois anos de pandemia”, explica Mara. De acordo com a assessora, o calendário para o ano letivo de 2022 está sendo finalizado pela Seduc e será divulgado nos próximos dias.

Machado

Em Álvares Machado, as aulas também retornam no dia 7 de fevereiro para cerca de 3,4 mil alunos. Porém, houve uma mudança no planejamento da Secretaria de Educação do município que pretendia realizar um evento geral e, por conta da volta abrangente de casos da Covid-19, ficará restrito à cada unidade escolar. “Por meio de orientação da Saúde, faremos esta acolhida cada um em sua unidade escolar. Orientamos aos estudantes a seguir as orientações com os protocolos da Covid-19, com uso de máscara e álcool em gel. No ano passado, o município entregou um kit com três máscaras e garrafinha e vamos solicitar que eles tragam para a escola este material que eles receberam em agosto. A gente está estudando se vamos realizar uma nova entrega de máscaras”, pontua a diretora municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Valdirene Cristófano. 

Indiana

Por sua vez em Indiana, de acordo com a pasta de Educação, as aulas seguirão os protocolos da Covid-19 passados aos 550 alunos do sistema municipal no ano passado e retornam, assim como na rede estadual de ensino, no dia 2 de fevereiro. 

Martinópolis

A rede municipal de ensino de Martinópolis iniciará o ano letivo no dia 7 de fevereiro no formato presencial com 100% dos alunos em sala de aula. A rede municipal conta atualmente com um total de 2.090 alunos.  Segundo o município, convém ressaltar que a decisão de voltar às aulas presenciais é amparada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19; haja visto que na última reunião foi informado pela Secretaria de Saúde que o número de casos do vírus havia aumentado, porém, sem ocupação de leitos ou óbitos. O município ressalta que a decisão pode sofrer alterações, desde que haja necessidade, conforme dados estatísticos referentes ao enfrentamento da Covid-19.

Mirante

Até o fechamento desta matéria, que teve início de apuração em 19 de janeiro, o município de Mirante do Paranapanema não respondeu aos questionamentos da reportagem.

Narandiba

As aulas estão planejadas para iniciarem em Narandiba no dia 7 de fevereiro. A estimativa do número de matriculados é de 1.083 alunos em toda rede municipal. 

Pirapozinho

A Divisão Municipal de Educação informa que o início do ano letivo será dia 1º de fevereiro e com alunos dia 7 de fevereiro, através de atividades para a retomada das aulas. A previsão de alunos matriculados é de aproximadamente 2,3 mil alunos da rede pública municipal. 
O munícipio seguirá os protocolos definidos pelo Ministério da Saúde e as orientações da Divisão Municipal da Saúde de Pirapozinho, destacando uso de máscara, álcool em gel, distanciamento, aferição de temperatura e lavagem constante das mãos. Além disso, o munícipio frisa que todas as unidades escolares estão em conclusão de revitalização e ampliação.
Em 2021, os alunos do ensino fundamental passaram por uma avaliação de fluência leitora. Através dos resultados da avaliação, está sendo realizado planejamento estratégico e preciso para o ano letivo de 2022, focado nas dificuldades reais e mais recorrentes entre os estudantes dos anos iniciais.

Bernardes

Já em Presidente Bernardes, o retorno das aulas ocorre no dia 7 de fevereiro. A estimativa é que cerca de 1,1 mil alunos na rede municipal voltem às aulas. Segundo a diretora da Divisão de Educação do município, Claudiné Oliva, o município seguirá os protocolos de segurança e prevenção da Covid-19 orientados pela pasta da Saúde e pela Vigilância Sanitária, como a disponibilização de álcool em gel em todas as salas de aula, uso de máscaras, tapetes de higienização na entrada das unidades escolares, distanciamento dentro das salas de aula e a aferição da temperatura na entrada das escolas. 

Epitácio

O início das aulas na rede municipal de ensino em Presidente Epitácio também será em 7 de fevereiro. Segundo o município, a estimativa de alunos matriculados é de 2 mil e a recepção dos estudantes tem dois escopos: garantir a segurança dos alunos através do cumprimento dos protocolos sanitários e o acolhimento com foco na saúde emocional.

Venceslau

A data de retorno das aulas na rede municipal de Presidente Venceslau também será no dia 7 de fevereiro. São 2.201 alunos matriculados na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental. Segundo a Assessoria de Imprensa do município, as escolas retornarão o atendimento presencial seguindo os protocolos de biossegurança sugeridos pelo Plano São Paulo, como o uso de máscara obrigatório para crianças maiores de 3 anos, disponibilização de álcool em gel em todos os ambientes da escola, intensificação da limpeza e sanitização das escolas.

Rancharia

Em Rancharia, aproximadamente 3 mil alunos retornam às salas de aula no dia 1º de fevereiro. Em relação às escolas já foi iniciado o processo de higienização, lavando todos os espaços das unidades e salas de aula, como também os cuidados diários e contínuos. Álcool em gel e sabonetes estarão à disposição dos estudantes, e haverá divisão dos intervalos para não haver aglomeração das turmas, além da orientação por parte dos funcionários. 

Regente

No município de Regente Feijó, o início das aulas está previsto para o dia 3 de fevereiro. Ao todo, 1.830 alunos estão matriculados no sistema municipal de ensino. Segundo a Divisão Municipal de Educação, todas as unidades escolares estarão preparadas para receber os alunos e os pais. “Temos esperança que será um ano de muito trabalho, crescimento e vitórias para todos os envolvidos”, relata a dirigente da pasta, Telma Regina dos Santos Silveira.

Anastácio

Já em Santo Anastácio, cerca de 1,5 mil alunos da rede municipal retomam os estudos no dia 3 de fevereiro. De forma breve, a secretária de Educação, Leila Corsaleti, pontua que as unidades estão preparadas com todo o protocolo sanitário da Covid-19. “Uso de máscaras, álcool em gel, transporte sanitizado e distanciamento social”, relata Leila quanto ao protocolo. 

Foto: Secom/Prudente

Na maior cidade do oeste paulista, Seduc anunciou retorno presencial das aulas para 7 de fevereiro

Publicidade

Veja também