Espalhando cores: Cido  Oliveira faz lives ao vivo

Todas as segundas-feiras artista plástico desenvolve vários trabalhos no Facebook sempre com um novo tema, geralmente escolhido pelos participantes

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 04/06/2021
Horário 05:40
Foto: Cedidas
Nem precisa legenda, basta imaginar, mas vai uma inspiração: Entregando o leite...
Nem precisa legenda, basta imaginar, mas vai uma inspiração: Entregando o leite...

Paralelamente à exposição com as obras em homenagem a de Presidente Prudente, o artista plástico Cido Oliveira está fazendo vários trabalhos online, com uma Live no Facebook todas as segundas-feiras às 20h, há 2 anos. Sempre com um novo tema, geralmente escolhido pelos participantes. 
Um texto que retrata bem o seu trabalho e que ele mantem sempre guardado é de uma pessoa que fez um álbum certa vez no Facebook e o emocionou muito. Então como ele pensou em divulgar os trabalhos online, acredita que as palavras desta podem falar por si. Pois nelas a pessoa conseguiu passar exatamente o que ele faz. O que ele busca! “O texto é maravilhoso. Vale a pena ler. Vale a pena guarda-lo pra sempre [risos]. E já o convido para assistir minhas lives”, diz ele.
“Artista impressionista, Cido Oliveira utiliza cores vivas, uma aplicação compacta da pintura. Espatuladas distinguíveis e temas da vida cotidiana, porém, tentando levar mais emoção e expressão à sua pintura. Ela vai mais além da representação fiel da natureza, apresentando uma visão mais subjetiva das paisagens e, descobrindo o valor mutável da luz e seus movimentos, utilizando uma rica paleta cromática. Mostra seu interesse pelas luzes e também pela atmosfera. A grande novidade que ele contribui para a geração realista de revelar a riqueza da paisagem tropical, já que esse movimento tem como objetivo a busca da luz e da cor natural direta em "pleno-ar". O interesse manifestado do impressionista pela luz e cor, motiva paralelamente a perda da forma e volume, porém, ele os resgata, fazendo uma arte sólida e duradoura, considerando que "a forma somente alcança sua plenitude quando a cor possui maior riqueza". 
Cido Oliveira pertence aos mesmos pintores que nos últimos anos do século XIX e princípios do XX partiram do impressionismo, direcionando-se para uma pintura mais pessoal. Seu trabalho significa, entre outras coisas, uma recuperação da importância do desenho e da preocupação por captar não só a luz, senão, por também a expressividade dos elementos e seres iluminados. A transcendência de suas obras, marcam mais uma evolução da arte”.

Cido Oliveira utiliza cores vivas, uma aplicação compacta da pintura. Espatuladas distinguíveis e temas da vida cotidiana, porém, tentando levar mais emoção e expressão à sua pintura

Fotos: Cedidas

Chegando em casa

 

A natureza viva e bela

Veja também