Esporte, um braço da educação...

OPINIÃO - Marcos Alves Borba

Data 08/02/2023
Horário 04:30

Para que um país cresça e continue evoluindo com o intuito de fazer de sua população uma nação forte, evidentemente que a educação será uma premissa de sustentação de seu crescimento. Além da educação, uma economia sustentável, saúde, tecnologia, transporte, entre outros podem e muito na soma de que juntos um país seja linha de frente em observância por outros países, e que possa ser almejado por interesses comerciais por várias áreas, numa busca por desenvolver projetos de investimentos como forma de que realmente valha a sua permanência.
Tão pouco temos visto e sentido ultimamente, principalmente quando se inicia o ano letivo, a busca pelos nossos adolescentes e crianças que, precisam ver e sentir na educação, um caminho que seja de credibilidade e avanço de seu desenvolvimento e crescimento, por algo que lhe garanta uma visibilidade maior por uma formação. 
Temos visto, ouvido e muito, de que faculdade não é garantia de sustento de emprego a ninguém, e isso pode até ser, mas sem ela, provavelmente o caminho será um pouco mais árduo. Por enquanto, insistir que nossas escolas, faculdades, instituições precisam criar sistemas que possam de alguma maneira atrair, sensibilizar, cativar, sustentar e permanecer com interesse de nossos alunos, sem nenhuma dúvida que isso se levará um bom tempo. 
Muitos alunos, sejam eles de quaisquer classes sociais ou instituições de ensino, cada vez mais caminham por interesses até adversos, por querer resultados rápidos, e acabam não tendo o interesse pelos estudos. Isto é, leem cada vez menos, não tendo o interesse em pesquisar, e acreditam que o fator tempo terá sua valiosa sensação de que ainda podem esperar por algo. E é nessa hora, quem sabe ainda teremos tempo, em que órgãos competentes, sejam eles municipais, estaduais e federais, numa sustentação de criarem ferramentas que absorvam e aproximam essa juventude a sentir o real trabalho em conjunto. 
E já algum tempo temos visto, presenciado, o quanto o esporte, como ferramenta de sustentação de muitos, pode e deve fazer parte dessa unção de valores, que somatiza uma educação forte e que pode mobilizar  um número cada vez maior de crianças e adolescentes. E como seria fundamental e importante a presença de empresas nesse processo de construção e contribuição por uma educação ligada ao nosso esporte. 
Se criarmos situações que sejam contundentes com essa nova geração, como disciplina, tolerância e respeito às diferenças, seja possível que consigamos fazer de nossos jovens adolescentes grandes admiradores e praticantes pelo nosso esporte e a educação.
 

Publicidade

Veja também