Essencial saber dar banho nos pais idosos

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 12/01/2022
Horário 04:30

Muitos idosos passam por situações de extrema debilidade em que terão dificuldades para vestir-se, alimentar-se, andar e fazerem a própria higiene e tomarem banho. Pode chegar o momento em que você terá que lhe dar banho, pois muitas vezes não aceitam que nenhum “estranho” (como um cuidador) dê banho neles.
Primeiro é preciso quebrar a resistência ao banho: uns dizem que não estão sujos, pois não saíram de casa ou não fizeram nenhuma tarefa e não transpiraram; que está muito frio; que tomar banho todo dia pode ferir a pele frágil; ou até que é perigoso, pois podem cair no banheiro. Sua tarefa: convencê-los.
No mínimo um banho diário é necessário. Em alguns casos, dois, três ou mais banhos são necessários, para evitar doenças ou infecções (alguns idosos ficam acamados com fraldas e evacuam durante o dia, por exemplo).
O banheiro é o lugar mais frequente de quedas e fraturas ósseas em idosos. É essencial a instalação de corrimão, apoios em parede, colocar tapetes antiderrapantes e deixá-los com chinelos de borracha para sua segurança. Ficar em pé pode ser difícil para muitos idosos, pois podem cansar ou terem tontura e se desequilibrarem. Tenha sempre um banco de quatro pés ou preferencialmente uma cadeira firme dentro do banheiro.
Uma das principais objeções ao banho em idosos é devido à “friagem” (idosos têm menor capacidade de conservarem a temperatura do corpo). Feche sempre todas as janelas e portas para evitar correntes de ar frio. E sempre regule a temperatura da água em temperatura morna. Um horário adequado que muitos preferem é entre 15h e 17h, quando o dia ainda está quente.
Use sempre xampu e sabonetes suaves, pois olhos, ouvidos e peles são mais sensíveis. A pele de idosos é frágil, então no momento de secá-los, utilize toalhas macias. Para idosas obesas, orienta-se utilizar um secador de cabelos para regiões debaixo das mamas e genitálias. E por fim, sempre as roupas, pijama, blusas, meias deverão estar numa bancada no banheiro para vesti-los.

Publicidade

Veja também