Estação de Santo Anastácio é campeã do 1° Campeonato de Resposta Operacional do 14º GB

Em segundo lugar ficou a estação Louvandine, que fica no centro de Prudente, e na terceira colocação a estação de Adamantina; 120 bombeiros participaram

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 02/03/2023
Horário 20:13
Foto: @jopadovan
Atividade incentiva o efetivo operacional a treinar, difunde o conhecimento e coloca em prática as técnicas assimiladas 
Atividade incentiva o efetivo operacional a treinar, difunde o conhecimento e coloca em prática as técnicas assimiladas 

O 1° Campeonato de Resposta Operacional do 14º Grupamento do Corpo de Bombeiros foi o primeiro evento realizado no IBC Centro de Eventos, após anúncio da Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), de que o local já está disponível para receber atividades em 2023. Cento e vinte profissionais estiveram em ação, sendo a equipe campeã a estação de bombeiros de Santo Anastácio; em segundo lugar, a estação Louvandine, que fica no centro de Prudente; e na terceira colocação a estação de Adamantina. Ao todo 20 estações participaram. Todos os participantes receberam medalhas, mas somente a estação dos “anjos de resgate” anastacianos ficou com o troféu, que é itinerante. A cada campeonato as plaquinhas são trocadas com a equipe campeã, que fica com ele durante o ano todo. De acordo com a corporação, por meio de sua Assessoria de Imprensa, o objetivo da ação é dar ênfase e verificar as técnicas assimiladas durante o treinamento de Resposta Operacional, visando melhorar a atuação, aprimorar e aumentar a agilidade dos bombeiros no atendimento das ocorrências de incêndio. Com isso, incentiva-se o efetivo operacional a treinar, difunde o conhecimento e coloca em prática as técnicas assimiladas durante o Treinamento de Resposta Operacional.
Com o intuito de otimizar o efetivo operacional através da conjugação de equipes, o programa que permitiu a aplicação de todos os procedimentos operacionais vigentes e das manobras táticas previstas nos manuais técnicos em vigor no Corpo de Bombeiros por guarnições reduzidas tem como premissas: soma dos esforços; eliminação do retrabalho; e padronização dos equipamentos das viaturas envolvidos.
No combate a incêndios, o programa proporcionou: a formação de uma frente de combate com a montagem de uma linha derivada (bomba armar); abastecimento de grande porte; ações de exploração e busca de vítimas de incêndio; saída para reabastecimento em válvulas (sistema pião) com apenas oito bombeiros, oriundos de duas equipes de socorro com três integrantes apoiadas por uma unidade de serviço de apoio de água com dois militares.
O evento contou com a presença da lutadora do UFC (Ultimate Fighting Championship), Ariane “Sorriso” Carnelossi, e seu treinador Hugo Gonçalves, que têm grande admiração pelos anjos sem asas. 

Fotos: @jopadovan

O subtenente Wagner Ponchio ergue o troféu do Campeonato de Resposta Operacional

Campeonato serve para aprimorar e aumentar a agilidade dos bombeiros no atendimento das ocorrências de incêndio

CONFIRA TAMBÉM:

IBC está com agenda aberta para receber eventos em 2023

Publicidade

Veja também